Maracatu Coração Nazareno entre as atrações do sábado no Recife
Grupo vai se apresentar no Desfile de Orquestras e Agremiações, juntamente com o Clube de Boneco Tadeu no Frevo, Bloco Afro Daruê Malungo e a Troça Verdureiras de São José
Postado em: Carnaval
João Baltar Freire

Desfile do Maracatu Feminino Coração Nazareno em 2011, durante o 21º Festival de Inverno de Garanhuns.
Dentro do clima de prévias carnavalescas iniciadas na capital pernambucana, o Maracatu de Baque Solto Feminino Coração Nazareno participará neste sábado (24), do Desfile de Orquestras e Agremiações. O encontro, que é promovido pela Prefeitura do Recife e será aberto ao público, acontece na Rua da Moeda, a partir das 18h, contando com as apresentações do Clube de Boneco Tadeu no Frevo, Bloco Afro Daruê Malungo e a Troça Carnavalesca Mista Verdureiras de São José.
Composto por 72 mulheres com idades entre os 8 e 80 anos, o grupo deverá se apresentar nos polos carnavalescos do Recife, Olinda e em cidades da Mata Norte, com novos figurinos. Segundo Cleide Bae, integrante da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM), entidade responsável pelo grupo, as confecções estão sendo produzidas por 12 mulheres, visando também celebrar no mês de março mais um ano de trajetória da agremiação carnavalesca. “Tendo como objetivo caracterizar a formação inicial do Coração Nazareno, nos novos figurinos e adereços estão predominando as cores lilás e rosa, no intuito de também celebrar os 12 anos de nossa luta por conquistas das mulheres na região da Mata Norte”, explicou.
Além das atividades do Coração Nazareno, a AMUNAM desenvolve ações sociais, de educação e cidandania com mulheres, jovens e adolescentes da Mata Norte de Pernambuco. A organização não governamental surgiu com o objetivo de inserir mulheres na brincadeira centenária, que era praticada apenas por homens antes da fundação do grupo.
