Maracatu Ògún Onilê realiza ensaio aberto com o Grupo Orí, da Xambá
Encontro neste próximo domingo (27/01) servirá de pontapé inicial para o projeto Ocupe Boulevard, que tem como intuito ocupar o Bairro do Recife com cultura popular
Postado em: Carnaval | Cultura popular e artesanato
Divulgação

A cada 15 dias um grupo será convidado. Depois do Orí, neste domingo (27), o próximo será o Afoxé Oyá Tokolê Owo, no dia 3 de fevereiro
Por Marcus Iglesias
Com a chegada do Carnaval, diversas agremiações e grupos culturais estão a todo vapor nos preparativos para a festa de Momo. Uma delas, o Maracatu Ògún Onilê, recebe neste próximo domingo (27/01) o Grupo Orí, formado por músicos da Xambá, para um ensaio aberto no Bairro do Recife. O encontro servirá de pontapé inicial para o projeto Ocupe Boulevard, que tem como intuito ocupar o Bairro do Recife com cultura popular e apresentar ao público a diversidade e riqueza do que é feito nos bairros e periferia na Região Metropolitana do Recife.
A cada 15 dias uma agremiação será convidada para participar do projeto e, além das atrações musicais gratuitas, serão comercializadas de comidas e bebidas, cuja renda ajudará a custear o projeto social do maracatu. O encontro terá ainda a presença da Feira Quilombar, com artesanato e moda que fortalecem o empreendedorismo afro.
Reprodução/Internet

O Grupo Orí surgiu em 2016 e é composto por Beto da Xambá, Nino da Xambá, Moisés da Xambá e Thulio da Xambá
O Grupo Orí surgiu em 2016 com o apadrinhamento do Maestro Letieres Leite e é composto por Beto da Xambá, Nino da Xambá, Moisés da Xambá e Thulio da Xambá. Nascidos e criados na Casa Xambá –terreiro de candomblé que recentemente conquistou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A próxima agremiação a ser convidada pelo Maracatu Ògún Onilê para realizar um ensaio aberto no Bairro do Recife será o Afoxé Oyá Tokolê Owo, no dia 3 de fevereiro.
Vania Patriota/Duvulgação

Durante o período carnavalesco, cerca de 100 integrantes, entre batuqueiros e bailarinos, participam dos cortejos
“Desde o final do ano passado já estamos trabalhando na concepção dos figurinos e repertório e deste mês até o carnaval teremos ensaios aos domingos já em preparação para o Carnaval”, explica Natália Constantino, uma das integrantes do maracatu que este ano fará uma homenagem a Oxum.
Segundo Natália, nos dias de Carnaval cerca de 100 integrantes, entre batuqueiros e bailarinos, participam dos cortejos. Os ensaios são abertos ao público e acontecem todos os domingos, às 15h, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.
Vania Patriota/Duvulgação

Os ensaios do Ògun Onilêi são abertos ao público e acontecem todos os domingos, às 15h, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife
Depois que a folia acabar, o Maracatu Ògún Onilê irá oferecer aulas de instrumentos, como alfaia, agbê, caixa, atabaque e gonguê. “Qualquer pessoa pode participar, mesmo que nunca tenha tido contato com música, e no primeiro mês emprestamos o instrumento para uso”, ressalta Natália Constantino. Outras informações sobre as aulas podem ser tiradas através do Instragram do grupo.
Serviço:
OCUPE BOULEVARD, com o Maracatu Ògún Onilê (Ensaio aberto Ògún Onilê com o Grupo Orí + Feira Quilombar)
Domingo (27) | 15h
Avenida Rio Branco – Recife Antigo
Gratuito
Confira a agenda do Maracatu Ògún Onilê durante as prévias e o Carnaval:
03/02 | 14h30
Ensaio aberto com Oyá Tokolê
10/02 | 14h30
Arrastão Olinda
17/02 | 14h30
Ensaio no Recife Antigo
24/02 | 14h30
Arrastão à fantasia
01/03
Arrastão oficinl no Recife Antigo
04/03 | 15h
Desfile Carnaval no Recife Antigo
05/03 | 15h
Desfile encerramento do Carnaval no Recife Antigo