Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Pernambuco se consagra como o território do maior e melhor Carnaval

De Recife e Olinda, até o sertão de Arcoverde e Petrolina, o Carnaval aconteceu em palcos e na rua, democrático, diverso, inclusivo e pacífico

Diego Nigro / PCR

Diego Nigro / PCR

Marco Zero recebeu shows de Alceu Valença, Lenine e Orquestrão do Frevo, na última noite de Carnaval

Do Cais ao Sertão, o melhor Carnaval do Brasil. As imagens não deixam mentir, ou exagerar. Do Marco Zero do Recife e das ladeiras de Olinda, ambos beirando o mar e o rio Capibaribe, até o sertão de Petrolina – com o bloco Sou Inclusivo, Sou Legal, Sou Especial  – o estado promoveu uma folia para todos os gostos, gêneros e gerações. O Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Empetur, proporcionou a contratação de mais de seiscentos artistas, em pelo menos sessenta municípios do Estado. Em Nazaré da Mata, trinta e seis maracatus de baque solto - manifestação que recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 2014 – desfilaram em frente à Praça Papa João XXIII, mais conhecida como Praça da Catedral, no centro da cidade. Por todo estado, agremiações representantes de nossa cultura popular e artistas de palco fizeram o Carnaval de milhares de pessoas.

Em Recife e em Olinda, o Carnaval mostrou porque é tido como o melhor e maior do mundo. Nesta quarta (26), a Prefeitura do Recife divulgou os números oficiais da festa. Foram contratadas um total de 3.252 agremiações e atrações de palco, sendo 99% destas, de artistas pernambucanos. Somente de orquestras de frevo, foram 616 atrações; 1.185 apresentações de agremiações (troças, blocos, clubes, caboclinhos, maracatus, ursos, bois, etc). Cerca de 130 blocos e agremiações passaram pelo Corredor do Frevo. Uma folia que este ano contabilizou o número recorde de 2 milhões de foliões circulando na cidades, durante os quatro dias de Carnaval.

Peu Ricardo / PCR

Peu Ricardo / PCR

Arrastão do Frevo atraiu os foliões resistentes até raiar a Quarta de Cinzas, no Recife Antigo

Este ano, o Carnaval do Recife contou com 46 polos ao todo. A festa nos bairros teve destaque no Ibura, onde Priscila Senna bateu outro recorde de público, atraindo mais de 20 mil pessoas na noite de ontem. No palco da Várzea, por onde passaram atrações como Devotos e Paralamas do Sucesso, a média de público foi de 10 mil a 18 mil pessoas. A noite mais movimentada foi a da segunda-feira, quando Marcelo Falcão se apresentou no polo. Símbolo de cultura e resistência, Brasília Teimosa confirmou sua vocação para as celebrações culturais, com uma média de público de 8 mil a 10 mil pessoas, que festejaram Momo ao som de Nação Zumbi e Nando Cordel.  Outra tradição tomou as ruas do Recife, no encerramento do Carnaval. A despedida deu-se mais uma vez ao som do Arrastão do Frevo, comandado pelo maestro Spok, que seguiu com os foliões mais resistentes pelas ruas do Recife Antigo, num êxtase coletivo que só se repetirá daqui a 365 dias.

Peu Ricardo/Divulgação

Peu Ricardo

Orquestrão do Frevo, comandado pelo maestro Spok, já é uma tradição no encerramento do Carnaval do Recife

Em Olinda, uma multidão marcou presença no Polo Erasto Vasconcelos, localizado na Praça do Carmo, todas as noites. A despedida da folia, que este ano provou ser “Coisa de Outro Mundo”, tornou a promover uma mistura cultural de ritmos pernambucanos, passando pelo frevo, coco, reggae, pop e manguebeat. Nesta quinta (27), a Prefeitura de Olinda divulgou os números superlativos da festa. O Carnaval de Olinda recebeu 3,6 milhões de foliões (acima dos 3,4 de 2019), movimentou R$ 295 milhões (5 milhões a mais que o ano passado) e recebeu 400 mil estrangeiros, de acordo com levantamento da gestão municipal. Foram mais de 100 mil empregos gerados, e ocupação de 98% da rede hoteleira. A decoração, sucesso de fotos e selfies, foi composta por 1.493.016 milhões de bandeirinhas, espalhadas pelos oito polos de folia. Cerca de 400 orquestras itinerantes também fizeram a composição das atrações musicais. A novidade do ano, o banho de cheiro, também agradou ao público.

Veja algumas imagens da Folia em outros cantos do Estado:

Divulgação

Divulgação

Governo de Pernambuco promoveu, mais uma vez, o tradicional Encontro dos Maracatus de Baque Solto, em Nazaré da Mata

Divulgação

Divulgação

Em Petrolina, Bloco Inclusivo Sou Legal Sou Especial desfilou pela orla da cidade

Maracatu Encanto da Alegria desfilou pelas ruas de Bezerros

Maracatu Encanto da Alegria desfilou pelas ruas de Bezerros

Divulgação

Divulgação

Boi Diamante desfilou pelas ruas de Arcoverde

Arcoverde também teve palco para suas tradições, como o belo Coco das Irmãs Lopes

Arcoverde também teve palco para suas tradições, como o belo Coco das Irmãs Lopes

Ádria de Souza/ PCO

Ádria de Souza/ PCO

Bloco da Ação Cidadã desfilou pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda arrastando milhares de foliões

< voltar para Carnaval