CARTA ABERTA
Postado em: CEPC/PE
CARTA ABERTA
SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS:
TODA SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA
O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)) chega à sua trigésima edição reafirmando sua importância social, sobretudo à cadeia produtiva da cultura, na fruição e difusão das diversas linguagens artísticas e no acesso democrático e gratuito à arte e ao lazer.
E visto sua relevância, o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEP-PE) ratifica, mais uma vez, seu apoio e responsabilidade perante do FIG, estabelecendo, como de costume, um conjunto de atividades voltadas ao controle social e ao diálogo com a sociedade durante os dias do festival, por meio da participação ativa, engajamento e protagonismo das conselheiras e conselheiros que compõem este órgão democrático.
Diante desse conjunto de atividades desempenhadas até então, durante a programação do FIG, constatamos, por meio de denúncias, lamentáveis casos de agressões às trabalhadoras (algumas com conteúdos machistas, diga-se passagem) e à produção geral do evento, protagonizadas por membros da equipe de alguns artistas que se apresentaram no festival.
Um caso que merece nosso repúdio e reprovação, sobretudo por acreditarmos no potencial civilizacional da cultura e por defendermos sempre as relações de urbanidade e respeito perante o povo.
Nesse sentido, também afirmamos nossa solidariedade às trabalhadoras e trabalhadores que foram vítimas dessas condutas, ressaltando que não iremos permitir que essas práticas se estabeleçam no festival.
O FIG é de todas, todos e todes!
Garanhuns, 18 de julho de 2022.
Jocimar Gonçalves
Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural
