Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

CPPC/PE realiza sessão solene para celebrar os 199 anos da Convenção de Beberibe

No dia 5 de outubro de 1821 era assinado o documento que resultou na expulsão dos portugueses do território pernambucano e fundou a Junta Governativa de Goiana

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A sessão contará com uma palestra sobre o protagonismo de Gervásio Pires, primeiro presidente da Junta Governativa, feita pelos historiadores e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) George Cabral e Josemir Camilo

Em comemoração aos 199 anos da Convenção de Beberibe e da Junta Governativa de Goiana, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CPPC/PE ) irá realizar, nesta quinta-feira (8), uma reunião solene para tratar do tema. A sessão contará com uma palestra sobre o protagonismo de Gervásio Pires, primeiro presidente da Junta Governativa, feita pelos historiadores e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) George Cabral e Josemir Camilo. O evento será transmitido a partir das 10h, via Youtube, no canal da Secretaria Estadual de Cultura (youtube.com/secultpe).

Participam da solenidade o secretário Estadual de Cultura e presidente do CPPC/PE, Gilberto Freyre Neto; Harlan Gadelha, presidente do Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), Silvio Amorim, do Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambuco (IHAGP); além de outros representantes do CPPC/PE.

“Estamos vivendo os 199 anos da Convenção de Beberibe e da fundação da Junta Governativa de Goiana, que se deu no dia 5 de outubro, e que expulsa o governo português das terras pernambucanas. Governo esse que se estabeleceu a partir da Revolução de 1817, e que foi, até 1821, responsável pela governança em Pernambuco”, explica Gilberto Freyre Neto.

“É um dos fatos mais relevantes que existem em Pernambuco, porque antecipa, em 1822, a separação do Brasil de Portugal, com a participação da Gervásio Pires, que presidiu essa junta governativa e teve um protagonismo importante”, destaca o secretário Estadual de Cultura e presidente do CPPC/PE.

Há exatos 199 anos, em 5 de outubro de 1821, era assinada, em Pernambuco, a chamada Convenção de Beberibe, documento pacificador resultante de um processo histórico que fez o estado tornar-se autônomo, responsável pela deposição do então governador Luís do Rego Barreto e expulsão dos exércitos portugueses do território pernambucano.

O ato aconteceu onze meses antes da Independência do Brasil e, para administrar o estado, foi fundada a Junta Governativa de Goiana, que teve Gervásio Pires como seu primeiro presidente.

Serviço
Sessão solene do CPPC/PE, em comemoração aos 199 anos da Convenção de Beberibe
Quinta-feira, 8 de outubro de 2020, a partir das 10h
Transmissão ao vivo, no YouTube: youtube.com/secultpe

< voltar para home