Moção aos Institutos Históricos
Postado em: Conselho de Preservação
Recife, 08 de setembro de 2022,
Os Institutos Históricos, Arqueológicos e Geográficos, indubitavelmente, são de extrema relevância para a preservação da história e da cultura de um povo, além de ser uma excelente fonte de pesquisa. Pernambuco possui diversos Institutos Históricos e Arqueológicos, dentre eles o segundo mais antigo do Brasil, o IAHGP, que completou 160 anos de existência, no início do corrente ano. Constituir e manter em atividade um Instituto Histórico é trabalho árduo e requer, além de dedicação, amor ao Patrimônio Cultural em suas múltiplas formas.
Os diversos Institutos Históricos existentes no estado de Pernambuco possuem estágios diferentes de organização e estruturação, enfrentam dificuldades e adversidades, das mais variadas, e mesmo assim, mantém firme o propósito de resgatar e preservar informações representadas por documentos, objetos e narrativas que têm especial significado histórico, cultural, arqueológico e geográfico, além de fomentar a pesquisa, espaços e ações que cumprem o papel de preservar a memória dos municípios e do estado como um todo.
No dia 18 de agosto de 2022, por ocasião da 15ª Semana do Patrimônio, este Conselho realizou reunião solene para tratar da preservação do patrimônio cultural, a qual teve ampla adesão, com a participação de 21 representantes das instituições que apresentaram demandas, entre sugestões e proposições, para o campo da cultura no âmbito do patrimônio cultural pernambucano. Neste mesmo encontro, nos congratulamos a todas e todos pela criação da Rede de Institutos Históricos de Pernambuco/RIPHPE.
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco – CEPPC, compreende tais Institutos como importantes parceiros para uma maior capilaridade das políticas de preservação do patrimônio cultural no Estado, visto que tais instituições são as que melhor conhecem as diferentes e múltiplas realidades da preservação e salvaguarda dos bens culturais nos municípios pernambucanos. Diante destes cenários, o CEPPC se encontra à disposição junto aos Institutos a possibilitar futuros diálogos e mobilizações.
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco – CEPPC, sensibilizado pela dedicação, desprendimento e resiliência das e dos presidentes de cada Instituto existente no estado, apresenta essa Moção de Aplausos, ao se congratular com as pessoas que operam diuturnamente na manutenção das atividades, destacando a incansável resistência e perseverança com que desempenham o compromisso público e notório nas mais variadas funções a que se destinam os Institutos.
Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco – CEPPC
