Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

Moção de apoio

Recife, 28 de outubro de 2021

À Sua Senhoria a Senhora Ivonete Batista Xavier
Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns/IHGCG

Prezada Presidente,

Cumprimentando-a cordialmente, vimos apresentar a Vossa Senhoria a Moção de Apoio do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), aprovada, à unanimidade, na sessão realizada no dia 21 de outubro deste mês, quando os membros deste Colegiado reconheceram o seu incansável e inestimável esforço, no sentido de preservar, no prédio da então Rádio Difusora de Garanhuns, tombado por este Conselho por seu valor histórico e arquitetônico. Sua iniciativa e calorosa defesa em prol de se criar e se manter, em Garanhuns, no Instituto ou, mais precisamente, no âmbito daquela emissora um espaço-memória de preservação da história daquela emissora, que se confunde com a história da radiofonia da tão exaltada “Suíça pernambucana”.

Na ocasião, num preito de justiça e reconhecimento, foi realçado o nome do Senhor Igor Cardoso, membro do IHGCG, que, no melhor espírito de compromisso com o patrimônio histórico, solicitou à Secretaria de Cultura/SecultPE, o tombamento do prédio aqui citado, medida aprovada pela totalidade dos membros deste Conselho.

Destacamos que, com os avanços tecnológicos, a radiofonia, em todos os quadrantes do mundo, avançou de forma veloz e contínua.

Significa dizer, por exemplo, que os discos de 75 rpm, à época tão do uso das rádios, foram substituídos por outros instrumentos mais avançados, sugerindo que eles recebam um tratamento permanente de conservação, para que, pelo desuso, não se deteriorem por completo.

Certos das suas denodadas diligências, reiteramos, a Vossa Senhoria e ao IHGCG, integral apoio deste Conselho, renovando a nossa esperança-certeza na sua eficiência e eficácia à consecução dos frutos dessa imperiosa preservação.

Atenciosamente,

Cássio Raniere Ribeiro da Silva

Presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural/PE

< voltar para home