Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

Moção de Solidariedade

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC/PE se sensibiliza com a situação de iminente risco de desabamento da Casa Museu Mestre Vitalino, comprovado pela visita da equipe técnica da Fundarpe, realizada em janeiro do corrente ano, quando foram constatados pontos de desestabilização, que estão se agravando, caso não haja ação emergencial de recuperação.

Com expressiva importância para o patrimônio histórico, artístico e cultural do município, a Casa Museu Mestre Vitalino representa a preservação da estética, dos costumes e da memória do maior mestre do barro, Vitalino Pereira dos Santos – nascido em 10 de julho de 1909 – aquele que, na verdade, projetou Caruaru no cenário nacional e internacional. Para efeito de salvaguarda, o espaço cultural se encontra atrelado a uma área de legislação municipal de proteção de patrimônio cultural, desde 2016.

Este colegiado, sendo um agente de preservação estadual, vem, primeiramente, externar irrestrita solidariedade e, ainda, maior preocupação para que as medidas sejam tomadas em conjunto, para se reestabelecer a restauração do equipamento físico e cultural.

O Alto do Moura, em Caruaru, está dominado pela magia do talento de Vitalino, que se pluralizou, propagando-se em artesãos, aprendizes do mestre, que se multiplicaram na singularidade de quem, com as mãos, soube cuidar da arte figurativa do Mestre Vitalino.

Não se pode deixar ir ao chão a Casa Museu Mestre Vitalino, para não cometer um agravante contra este importante bem cultural, e para deixar vivo o legado daquele que passou a ser patrono do artesanato do barro de Pernambuco.

Faz-se necessário, por conseguinte, que se agilize o processo de restauro, tendo em vista a imperiosa necessidade de devolver ao público a oportunidade de conhecer e valorizar a memória do maior ícone da cultura de barro do Estado e do Brasil.

Recife, Casa de Oliveira Lima, 17 de setembro de 2020.

< voltar para home