NOTA DE PESAR – Rosa Bomfim
Postado em: Conselho de Preservação
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC-PE) expressa os sentimentos, lamentando pelo falecimento de Rosa Virgínia Bomfim Vanderlei, servidora estatutária, recém-aposentada da Unidade de Preservação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Assim, nos solidarizamos com toda a comunidade do Patrimônio Cultural, familiares, amigas e amigos que neste momento encontram-se em luto por sua partida.
Dos seus 75 anos de vida, Rosa Bonfim dedicou-se profissionalmente por mais de 40 anos, atuando com zelo e dedicação à proteção do nosso patrimônio cultural de ordem material, prestando valioso serviço público e notório, que a torna parte indissociável da gestão em cultura no Estado de Pernambuco. Seu trabalho ganhou destaque pela dimensão humana e vigorosa, sendo reconhecida por sua presteza e generosidade, aliada ao profundo conhecimento dos processos que envolvem o tombamento de bens culturais.
Ao ingressar na Fundarpe no ano de 1976, em período germinal para as políticas públicas no âmbito do Patrimônio Cultural, fez nascer e desenvolveu junto a equipe as maneiras que conhecemos hoje de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural, através de uma vida dedicada ao seu ofício. Apaixonada pelo seu trabalho, representa a longa data a participação das mulheres no campo da gestão técnica, por onde em suas próprias palavras, predominou: “o respeito, a igualdade de direitos e a vontade de multiplicar-se para que todos desfrutem do nosso bem maior: a cultura do Estado de Pernambuco”.
O Conselho de Preservação deseja que o trabalho de Rosa Bonfim seja multiplicado e sirva de inspiração para estes novos tempos, desejando paz e bem a todas e todos que nesse momento sentem sua partida.
Cássio Raniere Ribeiro da Silva
Presidente Interino do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural