Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

NOTA DE PESAR – Rubem de Souza Valença Filho

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Rubem de Souza Valença Filho, Rubinho como ficou conhecido, ocorrido neste 13 de dezembro, e que deixou, na cultura, um legado de produção e de gestão pública, seja como compositor, seja como presidente da Fundarpe no período de 1991/1994, gestão exitosa no plano da preservação do patrimônio histórico e de fomento e difusão da cultura.

Em síntese, ele foi poeta, compositor, produtor cultural, gestor público e, por fim, advogado, a sua formação acadêmica e a sua profissão nos últimos anos de sua vida.

Rubem Valença Filho, quando esteve à frente da Fundarpe, idealizou e realizou, em 1991, o Festival de Inverno de Garanhuns, o FIG, que se mantém até os dias atuais, e sempre fiel à sua gênese de se constituir num Festival multicultural, abrindo espaço às diversas leituras culturais e, concomitantemente, realizando, com a Secretaria de Educação do Estado, as oficinas de arte-educação, ações pedagógicas de interiorização em formações ofertadas aos professores das redes estadual e municipais.

Pernambuco perdeu uma das inteligências mais lúcidas e mais brilhantes da sua geração. Desde cedo, nos idos de suas lides no Colégio Salesiano e, em seguida, na Faculdade de Direito do Recife, período em que Rubinho, desde jovem, ao lado de Eduardo Campos, Luciana Santos, Renildo Calheiros, Waldemar Borges, Aluísio Lessa e outras lideranças, esteve à frente dos movimentos estudantis na luta pela redemocratização do Brasil.
Pernambuco, com a sua morte, perde a voz e a obstinação de um árduo e permanente defensor da cultura do Estado.

Rubem de Souza Valença Filho viverá enquanto houver fidelidade àqueles que deram e se deram à ingente causa da preservação do patrimônio cultural, da arte e das manifestações do espírito humano.

 Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC

< voltar para home