Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

NOTA DE PESAR – Wandenkolk Walter Tinoco

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC, se solidariza aqui com a família, ex-alunos, admiradores, e amigos do professor, arquiteto e urbanista pernambucano Wandenkolk Walter Tinoco, falecido neste 4 de agosto de 2021, aos 84 anos, infortunadamente vítima da Covid-19.

O Wandenkolk arquiteto, pertenceu ao que se chamou a Escola do Recife, compondo a geração dos profissionais pioneiros da arquitetura moderna do Estado. Foi autor de um expressivo conjunto de obras premiadas, muitas delas icônicas, apropriadas pela população em razão do uso racional dos materiais e técnicas locais e tradicionais, como as telhas cerâmicas, a pedra, o azulejo, as venezianas, o cobogó, grandes e frondosos beirais com jardineiras, como o exemplo do Edifício Villa Mariana, no Bairro da Jaqueira no Recife, que hoje constitui um Imóvel Especial de Preservação, sujeito à proteção municipal especial. Sempre comprometido com o contemporâneo, sua obra até quando demonstra força plástica utiliza cada material deixando visíveis suas características, como a Caixa d’Água da Universidade Federal de Pernambuco. Obras suas que compõem os complexos edificados da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte e Apipucos, encontram-se em processo de tombamento estadual – Edifício Paulo Guerra, Edifício Dirceu Pessoa e Edifício Antiógenes Chaves.

Graduou-se arquiteto em 1958 pela Escola de Belas Artes de Pernambuco. Iniciou sua carreira docente dois anos depois, na Faculdade de Arquitetura da UFPE. Formou várias turmas de arquitetos urbanistas seguidores da sua prática do fazer uma arquitetura comprometida – com o regional – o meio ambiente – o equilíbrio da relação da escala humana com a dimensão espacial – e como ele mesmo dizia, também com a busca da beleza na simplicidade.

Mestre na transmissão do conhecimento, também foi um amigo do riso fácil e falas francas.

Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC/PE

< voltar para home