Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

Webnário promove palestra sobre o papel da universidade na preservação do patrimônio

Encontro do CEPPC/PE, com a participação do professor e doutor em Arquitetura e Urbanismo Nivaldo Andrade, ficará disponível no Youtube da Secult-PE nesta quinta (29)

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) realiza, nesta quinta-feira (29), mais uma edição dos webnários que vem promovendo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. O encontro desta vez contará com a palestra “Universidade pública e sociedade civil na preservação do patrimônio cultural: dimensões técnica e política”, ministrada por Nivaldo Andrade, professor e doutor em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. O vídeo da palestra estará disponível no Youtube da Secretaria Estadual de Cultura (youtube.com/secultpe).

O objetivo do Conselho com a realização dos webnários é fomentar espaço de debate sobre as políticas patrimoniais e gestão cultural. O espaço é aberto para que a sociedade possa acompanhar as ações por meio das sessões que serão disponibilizadas numa série exclusiva no Youtube da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

webinário ceppcpe

“Durante os webnários, que acontecem durante uma sessão ordinária do Conselho, os conselheiros convidam profissionais que possam contribuir na discussão sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco”, destaca Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

 ”Nesta edição, Nivaldo Andrade irá tratar da importância da participação das universidades públicas e da sociedade civil que em Pernambuco têm oferecido significativa parceria, junto ao Governo do Estado, na construção de políticas públicas voltadas ao patrimônio cultural”, explica Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE.

Dentre os convidados estão diversos agentes da preservação do patrimônio, tanto de instituições governamentais como de uma rede formada por universidades, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e UFBA.

PALESTRANTE - Graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Nivaldo Andrade realizou pós-doutorado junto à École d’Urbanisme de Paris, Universidade de Paris-Est. Foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e secretário executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA).

Atualmente, é professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA (Faufba), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. É também membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e coordenador do Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Na palestra ele falará de experiências que teve enquanto presidente do IAB, a entidade de arquitetos mais antiga do país, com cem anos de existência, bem como no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro e na Pós-Gradução em Urbanismo da UFBA.

“Vou abordar o papel que as universidades, principalmente as públicas, e a sociedade civil organizada nas entidades profissionais e associações, inclusive de moradores, têm em relação ao patrimônio. No caso da universidade e associações, aliando o conhecimento técnico com a prática política na defesa do patrimônio que muitas vezes não é reconhecido pelos órgãos de preservação, e que precisam que essas instituições alertem a sociedade e defendam publicamente a sua preservação”, explica Nivaldo Andrade.

Serviço:
Webnários Avançados do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural
“Universidade pública e sociedade civil na preservação do patrimônio cultural: dimensões técnica e política”
Quinta-feira (29 de maio)
Disponível no Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)
Gratuito

< voltar para home