Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival Selma do Coco retorna a Olinda para celebrar a arte e cultura popular em sua 10ª Edição

Após o hiato causado pela pandemia, evento acontece na Cidade Patrimônio da Humanidade com apoio do Governo de Pernambuco

Priscilla Buhr/Secult-PE/Fundarpe

Priscilla Buhr/Secult-PE/Fundarpe

Mestra Selma do Coco

Após hiato de três anos desde sua última edição, o Festival Selma do Coco, promovido pelas Netas de Selma em parceria com a Sonia Costa Produções, está de volta para encantar Olinda com uma fusão envolvente de música e tradições populares. Marcando sua 10ª edição, o evento acontece na Praça do Carmo, neste domingo (10), com acesso gratuito, apresentando uma rica programação musical e cativantes performances culturais. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), e da Prefeitura Municipal de Olinda (PMO).
O festival presta homenagem à saudosa Mestra Selma, rainha do coco e da cultura popular de nosso Estado que, mesmo falecida em 2015, é eternizada nesse evento em comemoração aos 94 anos de sua vida dedicada à cultura popular. Com mais de 60 anos de contribuição inestimável, Mestra Selma deixou um legado que continua a inspirar e a moldar o cenário cultural de Olinda.
O festival começou em 2011, em frente à casa da Mestra Selma e se tornou uma tradição contínua em Olinda estendendo-se até os dias atuais. Após o hiato causado pela pandemia, cheio de esperança, o festival retoma as atividades mantendo viva a chama da cultura popular.
A Praça do Carmo é o palco perfeito para essa celebração memorável que une passado e presente em uma homenagem vibrante à Mestra Selma. Oportunidade imperdível de não apenas celebrar, mas também preservar a rica herança cultural de nossa amada Mestra Selma curtindo música da terra com as mais de 18 atrações confirmadas: As Netas de Selma do Coco, Sabrina do Coco, Rafaela Ribeiro Trans Coco, Rala Coco Maria, Mestra Ana Lúcia, Dona Del do Coco e Ciranda, Lully Queiróz, Banda Zé Povinho, Jonathas Honofri, Evelli Eller, Coco do Santiago, Mãe Nete Coco Chinelo de Iaia, Sorim Netto e Tambores de Mestiços, Mestre Zeca do Rolete e Dona Cila do Coco.
Também estão confirmados os cortejos de A Bela da Tarde e Seus Bonecos Gigantes, Morena Tropicana da Ribeira e Tambores de Saia.

< voltar para Cultura popular e artesanato