Governador e secretário de cultura prestigiam comemorações do centenário de Louro do Pajeú
Programação em São José do Egito segue até terça-feira (6/1)
Postado em: Cultura popular e artesanato | Literatura
Uma missa, na noite do domingo (4), integrou a programação em homenagem ao centenário de nascimento de um dos maiores expoentes da cultura sertaneja: Lourival Batista, o Louro do Pajeú. Escritores da região, familiares e também representantes do Governo do Estado participaram da atividade em São José do Egito, incluindo o governador Paulo Câmara e o secretário de Cultura Marcelino Granja. Após a ocasião, os gestores fizeram uma visita aos familiares do poeta, filho da região que se notabilizou pela força da poesia como ofício.
Com a Matriz de São José completamente lotada, Paulo Câmara destacou a importância da valorização da nossa cultura e de seus mestres. “Lourival é uma referência e deve ser reverenciado. Vamos, no nosso governo, valorizar e investir muito na cultura e na preservação de sua memória. Um povo precisa ter sua identidade cultural respeitada e estimulada”, pontuou.
As comemorações pelo centenário do nascimento de Lourival Batista foram iniciadas na última sexta-feira (2), com a realização de atividades de exaltação à poesia e seu mestre. A programação segue até a próxima terça-feira (6).
O secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, frisou que a região do Pajeú continuará recebendo o apoio do Governo do Estado para a preservação de suas representações cultuais. “A arte de Louro traduz os sentimentos e a alma do povo. O Pajeú terá a nossa presença para manter essa representação e essa identificação da forma como vemos hoje”, apontou.
