Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Mestra Ana Lúcia leva coco de roda para o Folclorata, em Minas Gerais

Cosquista estará dividindo o palco com Mestre Raimundinho, promovendo uma troca de experiências entre as culturas populares de cada estado.

Divulgação

Divulgação

A coquista de Olinda e dois de seus aprendizes estarão represenando o coo de roda de Pernambuco.

A mestra coquista Ana Lúcia, da comunidade do Amaro Branco, em Olinda, juntamente com seus aprendizes Elaine Gomes e Juninho Oliveira, participam nesta quarta-feira (9), do Folclorata – Encontro de Mestres das Culturas Populares 2015, representando Pernambuco no evento que acontece na cidade de Jequitibá, em Minas Gerais. No decorrer da programação, Ana Lúcia e os aprendizes estarão com o Mestre Seu Raimundinho, de 95 anos, proporcionando apresentações com base nas vivências de cada cultura popular de Minas Gerais e Pernambuco.

“Vamos encontrar com o Mestre Raimundinho e mostrar para ele e o público do evento, o nosso coco de roda e o rebate do Amaro Branco. Já o mestre irá demonstrar para nós as folias que ele faz no seu estado. No fim da semana, vamos juntos fazer uma apresentação, mostrando a diferença entre as duas culturas e possibilitando uma troca bonita demais das duas manifestações populares”, explicou a mestra pernambucana, que aos 70 anos de idade, possui 50 anos dedicados a tradição do coco de roda e ao pastoril.

Sendo a única representante do Nordeste no evento, a mestra também comemora neste ano a candidatura ao título de Patrimônio Vivo do Estado. “Entendemos que a titulação não depende dessa visibilidade agora, mas a campanha tem sido uma forte agregadora de pessoas da nossa comunidade. Eles estão participando, torcendo, compartilhando postagens no Facebook, e isto é muito bonito de ser ver”, disse a aprendiz Elaine Gomes. Na volta para Pernambuco, Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco estarão se apresentando na próxima edição do evento Recife Antigo de Coração.

< voltar para home