Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Olinda comemora semana da consciência negra com festival

Evento acontece de 17 a 21 de novembro, com ações no Largo do Guadalupe e outros pontos da cidade.

Entrando no clima das tradições afro-brasileiras inseridas na cultura pernambucana, será iniciado a partir desta segunda-feira (17), o Festival Coco de Roda Zumbi Olinda. A programação, que envolve apresentações musicais, oficinas, mostra de audiovisual e outras ações, acontece em vários pontos da cidade, totalmente aberta ao público.

As atividades de formação cultural, como oficina de cineclubista e de coco de roda, começam já no dia 17, no Centro Cultural Coco de Umbigada, localizado na Rua João de Lima, 42, no bairro do Guadalupe. Já o Seminário “Consciência Negra”, que será na quinta-feira (21), na Biblioteca Municipal de Olinda, abordará discussões sobre o plano setorial de cultura afro-brasileira e também a Rede de Nacional de Mulheres de Terreiros, com a participação de iyálorixás, historiadoras e ativistas culturais de Pernambuco.

Outro destaque do evento é a mostra de audiovisual “Olhar do alto”, que acontece nos altos de Guadalupe e Amaro Branco, dias 20 e 21, a partir das 19h. Nela, serão exibidos filmes com a temática do festival, para públicos de todas as idades, contando com a presença de articuladores de cineclubes da região metropolitana do Recife.

Já a programação musical, que começa a partir das 20h, nos dias 20 e 21, no Largo do Guadalupe, contará com diversos mestres e grupos de coco de Pernambuco, como Aurinha do Coco, Grupo Bongar, Zé de Teté, Coco de Aliança, Coco de Umbigada, Leci Brandão, entre muitos outros. E encerrando a programação do festival, será realizado na sexta-feira (21), a partir das 17h, na Praça do Carmo, um cortejo que contará com as apresentações dos afoxés Babá Orixalá Funfun, Povos dos Ventos e Omim Sabá. Outros detalhes sobre as ações do festival podem ser encontrados no site: http://olindazumbi.wordpress.com


Confira a programação de shows do Festival Coco de Roda Zumbi Olinda:

Quinta-feira – 20/11:
20h – Coco do Amaro Branco
20h40 – Aurinha do Coco
21h20 – Mestre Zeca do Rolete
22h – Bongar
23h – Valdi Afonjah
0h – Coco de Arcoverde

Sexta-feira – 21/11:
20h – Zé de Teté
20h40 – Coco Panela de Barro
21h20 – Coco Popular de Aliança
22h – Bongar
23h – Coco de Umbigada
0h – Leci Brandão

< voltar para home