Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Terreiradas de Cavalo Marinho marcam ciclo natalino

Com o apoio da Fundarpe, Associação dos Cavalos Marinhos de Pernambuco realiza festas tradicionais nos municípios da Zona da Mata Norte

Jan Ribeiro/Secult PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult PE/Fundarpe

Encontro de Cavalo Marinho de Pernambuco na Casa da Rabeca

As tradicionais Terreiradas de Cavalo Marinho de Pernambuco acontecem em Aliança e Condado, na Zona da Mata Norte, municípios que reúnem a maior parte dos grupos tradicionais, entre eles o Cavalo Marinho Boi Pintado (Aliança) e Estrela de Ouro (Condado), Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco. O evento tem apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Além das terreiradas na Mata Norte, acontece na Região Metropolitana do Recife, também com o apoio da Fundarpe, o 28º Encontro de Cavalo Marinho de Pernambuco 2023, na Casa da Rabeca, em Olinda, espaço mantido pela família de Mestre Salustiano (Patrimônio Vivo de Pernambuco, in memoriam), que reúne grupos de cavalo marinho para celebrar o Natal no dia 25 de dezembro.

As festas de terreiro marcam o momento principal de reunião de brincantes de Cavalo Marinho, que durante toda a noite, realizam o auto natalino em sua totalidade com a presença de seus mais de 70 personagens alternando-se entre músicas, encenações, improvisos e coreografias chegando a uma duração de aproximadamente oito horas até o amanhecer do dia. Cada terreirada tem um grupo convidado, que faz a abertura do evento, além do anfitrião do terreio, que se apresenta e celebra com os convidados por toda a noite.

O apoio à realização das festas nos terreiros e sedes dos grupos de cavalo marinho, expressão cultural registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco e do Brasil, faz parte das ações fomentadas por meio da Politica Estadual de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Decreto nº 47.129 de 14 de fevereiro de 2019).

Programação:

Dia 16 – Chã de Camará (Aliança)

20h – Boi Matuto de Olinda
21h – Cavalo Marinho de Mestre Batista

Dia 23 – Terreiro do Boi Pintado – Chã do Esconso (Aliança)

20h – Boi Tira-Teima de Glória do Goita, do mestre Zé de Bibi (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
21h – Cavalo Marinho Boi Pintado (Patrimônio Vivo de Pernambuco)

Dia 23 – Terreiro do Cavalo Marinho Estrela Brilhante (Condado)

20h – Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda
21h – Cavalo Marinho Estrela Brilhante

Dia 25 – Casa da Rabeca (Olinda)

28º Encontro de Cavalo Marinho de Pernambuco

Dia 31 – Terreiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado)

20h – Cavalo Marinho Boi Brasileiro
21h – Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Patrimônio Vivo de Pernambuco)

 

< voltar para Cultura popular e artesanato