Balé Nagô Ajá realiza evento em celebração ao Dia Nacional da Mulher Negra
No dia 22 de julho de 2023, o Balé Nagô Ajô (BNA) realizará o evento “Kàásán: Protagonismo das Obinrins Negras nas Artes” na Sede do Afoxé Oyá Alaxé. O evento integra o calendário de ações políticas do BNA. Este ano será em alusão ao Julho das Pretas, especialmente ao dia 25 de Julho – Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Em 2014, esta data se transformou em Lei no Brasil, nº 12.987/2014, que institui o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, que viveu durante o século 18. Tereza, após a morte do seu companheiro se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Por isso, o evento tem como intuito homenagear as mulheres negras, latinas e caribenhas, exaltando a força, a resistência e as potências dessas mulheres no enfrentamento às mais diversas formas de opressão e a luta pelo bem-viver.
O evento contará com uma abertura axé; o xirê de diálogos com mulheres negras da dança, artes visuais, teatro, do cinema e literatura. Além de uma sessão de homenagens, apresentação de performances artísticas e um momento de comungar o axé. A edição deste ano homenageará suas duas principais inspirações: nossa Yá Ancestral, Mãe Amara Obá Meji, e nossa Yalorixá e Mestra da Cultura Popular, Yá Maria Helena Sampaio Oyá Tundê. Exemplos de mulheres negras pioneiras na defesa da cultura negra e na luta pelo bem viver das mulheres negras de axé e das artes.
O evento é gratuito com 30 vagas, especialmente mulheres negras, de terreiro, periférica e pessoas trans. E as pessoas participantes terão direito a certificado. Para se inscrever, basta preencher o formulário: https://forms.gle/t6pWnGK2h2YR6pML6
O Balé Nagô Ajô (BNA) é um grupo feminista antirracista, formado por meninas e mulheres, que traz nas veias a intersecção entre a dança e o terreiro, tendo educação como sua principal ferramenta de militância. O grupo foi fundado e é coordenado pela Yalaxé do Terreiro de Mãe Amara, Olefun Helaynne Sampaio, em 10 de abril de 2006 e desde sua criação realiza diversas ações políticas articulada com as discussões do feminismo negro, tendo como foco a luta antirracista e o fortalecimento da identidade negra em prol do bem-viver.
Serviço:
Realização: Balé Nagô Ajô | Espaço de Dança Helaynne Sampaio
Quando: 22/07/2023
Horário: 14h às 18h
Local: Sede do Afoxé Oyá Alaxé
Endereço: Rua das Águas Verdes, 58 – Pátio de São Pedro – Recife/PE
