Paulista recebe Feira Multicultural com música, audiovisual, dança e empreendedores
O momento marca a culminância do projeto Títọ́ Àgbón, que capacitou aproximadamente 100 empreendedores com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco
Postado em: Cultura Viva | Home | Secretaria de Cultura
Nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a partir das 15h, a comunidade de Nossa Senhora da Conceição, em Paulista (PE), recebe a culminância do projeto Títọ́ Àgbón com a realização da Feira Multicultural Comunitária, na Praça Sebastião Gomes de Melo (Terminal do Ônibus de Pau Amarelo). A iniciativa foi idealizada e realizada pelo Ponto de Cultura Associação Amigos de Nossa Senhora da Conceição com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), através do Edital de Fomento Cultura Pontos de Cultura.
O projeto e a feira multicultural com 30 empreendedores tem como objetivo fortalecer a economia criativa local, oferecendo um espaço para que os alunos do Projeto Títọ́ Àgbón possam apresentar e vender produtos desenvolvidos ao longo das oficinas formativas, que envolveram saberes tradicionais, arte, cultura e geração de renda.
A ação teve início em 2025 e ofereceu gratuitamente dez oficinas incluindo: serigrafia, costura, artesanato com materiais recicláveis, mandalas em fios, crochê, bordado, encadernação artesanal e estamparia artesanal, pelas quais passaram quase cem alunos e alunas das comunidades da Cidade do Paulista.
Toda programação cultural valoriza as expressões tradicionais e populares afro-brasileiras, contando com apresentações de artistas convidados, celebrando a diversidade cultural e a potência criativa do território, e promovendo encontros entre artistas, comunidade e público em geral.
PROGRAMAÇÃO
08 de maio (quinta-feira)
15h – Abertura da Feira Multicultural Comunitária
Dançando na Praça – Realização Cia Breno Botelho, com participação de 15 grupos de dança de diferentes estilos
09 de maio (sexta-feira)
15h – Abertura da Feira
16h – Afoxé Oyá Guerê
17h – Pré-lançamento do documentário “Orixás, Mestres e Folhas”, com direção de Hermes Costa Neto
18h – Bando Pé de Bode
19h30 – Coco Flôr que se Cheira
21h – Pádua Samba de Qualidade
