Casa Galeria Galpão está de portas abertas
Postado em: Design e moda | Espaços culturais | Festival de Inverno | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Espaço abriga exposições, intervenções e performances até o final do festival
Por Olívia Mindêlo
Descendo no sentido da Avenida Dantas Barreto de Garanhuns, é só passar a entrada da Esplanada Guadalajara e poucos metros à frente, do lado esquerdo, chegar a dois polos do FIG que merecem uma parada este ano: a Casa Galeria Galpão e o Espaço Design e Moda. Ambos abriram as portas na tarde de ontem (sábado, 14/7) e seguem até o último dia do evento (21/7), com exposições, intervenções, performances e, no caso da última, palestras, desfiles e bazares, como o do Espaço Garimpo.
Na Casa Galeria Galpão (nº 44), cuja arquitetura antiga se impõe com pé direito alto e chãos de ladrilho hidráulico, as mostras de artes visuais ocupam cada um dos cômodos. Logo na entrada, do lado direito, a sala do baiano Devarnier de Almeida abriga, em clima de bordel de luzes vermelhas, objetos, pinturas e instalações do trabalho “Pramil: o beijo da mulher-dama ou o espelho da vontade à oscilação infinita do pêndulo da dor…”. É curioso e merece uma parada na mesa de bar, de onde se avista CDs pendurados e uma série de referências ao universo kitsch.
No salão principal da casa, está a mostra do fotógrafo pernambucano Mateus Sá, intitulada “Antes de ontem, ontem e hoje”. O trabalho ficou em cartaz no Centro Cultural Correios, no Recife, e busca trabalhar com a ideia de memória, através de imagens, vídeos e efeitos sonoros. Além dele, outro projeto de fotografia ocupa a Casa Galeria Galpão, no piso inferior: a “Feira de quinta”, do artista Iezu Kaeru.
Segundo a jornalista e fotógrafa Ana Lira, que assina o texto do catálogo, este é “um trabalho que convida à experimentação de um espaço, por meio da experiência sensível da luminosidade”. E dá sequência: “não estamos falando ainda de fotografia. Estamos dialogando sobre como o nosso corpo reage do momento em que a luz começa a encontrar caminhos pelas sombras madrugais até fazer-se intensa ao longo do dia”. Frutas e verduras também compõem o cenário da mostra, feita a partir de um mergulho do artista na Feira da Quinta, em Garanhuns.
Nos outros cômodos da casa, as exposições “Sobre o vento e o espelho”, com desenhos gráficos e geométricos de Daniel Corrêa de Araújo e Beatriz Melo (PE); “Além da geometria”, com obras de Braz Marinho Júnior (PE); e a instalação de “METAD3RME”, da Plurais Projetos e Produções Artísticas Ltda. (PE), também podem ser vistas pelo público no local.
Serviço:
Casa Galeria Galpão
Av. Dantas Barreto, 44, Santo Antônio.
Horário: diariamente, até 21/7, das 14h às 21h
Espaço Design e Moda
Av. Dantas Barreto, 34, Santo Antônio.
Horário: diariamente, até 21/7, das 14h às 21h


