Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com aulas de fotografia, moda e audiovisual, curso “Conectando Saberes” abre inscrições

Divulgação

Divulgação

A equipe do curso é majoritariamente feminina, negra e jovem

Estão abertas as inscrições do projeto “Conectando Saberes”, ciclo de cursos que contará com formação na área de Moda Sustentável, Fotografia e Audiovisual. Voltada para jovens de Camaragibe, a atividade é gratuita e os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março, por meio deste formulário eletrônico: forms.gle/u94QNBxFRfhnPU1a8. Podem participar pessoas com idade a partir de 16 anos, que devem escolher entre os cursos de para potencializar sua formação profissional. Mais informações pelo e-mail conectandosaberes2022@gmail.com ou pelo perfil do Instragram @conectando.saberes.

A iniciativa, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, foi idealizada pela produtora cultural Suzana Santos, também graduanda e pesquisadora em Serviço Social. Há 70 vagas disponíveis, sendo 20 para cada modalidade e destinadas prioritariamente para residentes do município. De acordo com a pesquisadora, foi escolhido um horário que leva em consideração a atuação profissional das juventudes. “Tendo em vista que a juventude negra adentra o mercado de trabalho de forma muito precoce, sobretudo o mercado informal, estes passam o dia dedicando-se à função. Dessa forma, escolhemos um horário fora do comercial para que possam se dedicar a formação sem comprometer o seu sustento ou o bem-estar de suas famílias”, declara Santos.

Ao lado de Suzana, também camaragibense, uma equipe majoritariamente feminina, negra e jovem, formada pelas educadoras Gabrielly Dantas (moda), Kalor (audiovisual) e Priscilla Melo (fotografia), ministram aulas entre os dias 14 de março e 1º de abril. Enquanto o curso “Moda preta e sustentável” tem a frente a idealizadora da marca Cabrochas, o curso “Além do que se vê” traz o compartilhamento de saberes em fotografia de alguém cujo olhar está reinventando a periferia a partir de um lugar de fala que lhe é próprio. Já em “Narrativas Outras”, curso conduzido por uma realizadora camaragibense, será experimentada a linguagem audiovisual como ferramenta de reparação histórica para o território. Completam a equipe as profissionais Biatriz Santos (design gráfico), Marina (cobertura fotográfica) e a empresa Goelas (assessoria de imprensa)

O projeto surge na intenção de viabilizar oportunidades, tornando-se assim uma estratégia para afastar as juventudes do ócio por meio do desenvolvimento de novas habilidades profissionais no campo da cultura, bem como oportunizar novas redes de contato e de atuação. A carga horária total de cada curso será de 20h, entre atividades em tempo real ou não (síncronas e assíncronas), em decorrência dos cuidados que este momento de crise sanitária inspira.

Serviço
Inscrições para o curso Conectando Saberes
Período: 15 de fevereiro a 6 de março, por meio do link forms.gle/u94QNBxFRfhnPU1a8
Vagas gratuitas com previsão de ajuda de custo no caso de atividade presencial
Informações: conectandosaberes2022@gmail.com | @conectando.saberes.

< voltar para Design e moda