Fanzine digital reúne trabalho de artistas colagistas de Pernambuco
Postado em: Design e moda | Lei Aldir Blanc
Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, será lançado, no próximo dia 14 de abril (quinta-feira), o fanzine digital “Colagistas”, publicação experimental voltada ao mapeamento e difusão da prática de colagistas pernambucanos. Com uma live no perfil do projeto no Instagram, @fanzinecolagistas, que vai ao ar às 20h, a ideia dos organizadores é mostrar o resultado da obra que reúne o trabalho de dez artistas do Estado.
“A colagem, como dispositivo de criação artística, tem uma história antiga, mas sua aplicação na arte moderna inaugura um marco na sua história recente. Essa técnica possibilitou aos artistas ir além das técnicas tradicionais (pintura, desenho etc.) e incorporar elementos retirados do cotidiano. Dessa maneira, exploram e se apropriam tanto de materiais diversos, quanto de imagens da cultura de massa, ressignificando-os em suas produções. Ou seja, parafraseando Vilém Flusser em “O mundo codificado”, as colagens impõem por meio da justaposição dos elementos uma releitura dos códigos que permeiam o mundo”, diz o artista visual André Aquino, que junto com a designer Gabriela Araújo, idealizou a iniciativa.
Segundo os dois formuladores da proposta, na contemporaneidade, os recursos e meios digitais representam um novo marco, que possibilitou o surgimento de formas de produzir e fazer circular as colagens. “A prática colagista é abraçada por diversos artistas, ilustradores e designers, sendo encontrada facilmente em perfis e hashtags das redes sociais. O fanzine “Colagistas” apresenta as biografias e galerias com produções de colagistas pernambucanos, revelando as singularidades e diversidade dessa prática no Estado”, completa André Aquino.
A publicação ficará disponível para download no perfil do projeto no Instagram: @fanzinecolagistas.
Serviço
Live de lançamento do fanzine digital “Colagistas”
Quando: 14 de abril de 2022 (quinta-feira), às 20h
Tranmissão pelo perfil do Instagram: @fanzinecolagistas – com tradução de Libras
