Inscrições abertas para oficina de cartazes com Rico Lins
Atividade faz parte do projeto “Marginais Heróis”, que tem incentivo do Funcultura.
Postado em: Artes Visuais | Design e moda | Economia Criativa | Formação Cultural | Funcultura
O projeto “Marginais Heróis” inscreve interessados em participar de oficina de confecção de cartazes com o designer e ilustrador Rico Lins. A oficina será realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 9h às 18h, no Espaço Fonte e na Editora Aplicação, ambos instalados no Edf. Pernambuco, no 4º e 3º andares respectivamente, na Avenida Dantas Barreto, centro do Recife. A atividade conta com 15 vagas. Os interessados deverão enviar currículo resumido e carta de intenções para o email marginaiseherois@gmail.com até 26 de janeiro. A oficina será oferecida gratuitamente aos selecionados. O projeto tem incentivo do Funcultura, com produção executiva de Ticiano Arraes e coordenação de produção de Renata Gamelo.
O objetivo da oficina é o desenvolvimento de cartazes em grupos com o tema “Marginais Heróis”, a ser impresso em risografia. O método de impressão com Risograph se tornou uma alternativa gráfica com custo acessível, sendo utilizada inclusive em publicações de pequena e média tiragens. A impressão da Risograph tem um acabamento único, se aproximando da serigrafia e do stencil, apesar de funcionar como uma máquina copiadora. Cada cor é impressa de uma vez, o que abre as possibilidades criativas.
O tema a ser explorado na oficina vem da frase “Seja marginal, seja herói”, verdadeiro lema de Hélio Oiticica, usado por Rico Lins para desenvolver um pensamento sobre peças gráficas, técnicas empregadas, leituras e usos possíveis, com especial atenção ao cartaz.
Além da oficina, o projeto “Marginais Heróis” irá promover uma exposição que envolve Rico Lins como curador; o xilogravador J. Borges, mestre com o título Patrimônio Vivo de Pernambuco; e o artista, pesquisador e consultor em design e novas tecnologias H.D. Mabuse. A ideia é gerar uma mostra coletiva híbrida que marque a estética criada por cada um deles e ao mesmo tempo provoque um diálogo fluente entre as linguagens, técnicas e tecnologias.
Saiba Mais
Rico Lins é formado pela ESDI, Rio, em 1979 e com Master pelo Royal College of Art de Londres, é membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle , com longa carreira internacional onde combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas três décadas entre Paris, Londres, New York, Rio e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no Exterior, foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Instituto Europeo de Design SP. Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001.
Informações: www.facebook.com/MarginaisHerois