Memórias de um turista inspiram obra selecionada para o FPNC Gravatá
“Pé de fulô no alto da serra”, de Gi Vatroi, vai representar mais uma etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural
Postado em: Artes Visuais | Design e moda | Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura

“Pé de fulô no alto da serra”, da designer Gi Vatroi, foi selecionado através do Concurso de Pôster FPNC.
Porta de entrada do agreste do estado, a cidade de Gravatá se desenvolve através do turismo como sua principal fonte de renda. Os turistas sobem a Serra das Russas em busca do clima aconchegante do município localizado a uma altitude de 480 metros com casinhas em estilo alpino que tornaram a cidade conhecida como a Suíça pernambucana.
Foi pensando nas memórias desses visitantes que veio a inspiração para a obra vencedora do Concurso de Pôster FPNC Edição Gravatá, ‘Pé de fulô no alto da serra’. “Achei bem interessante a possibilidade de abordar o turista e suas memórias, como difusor e estimulador da ida de mais turistas à região, uma vez que o relato da sua experiência pode estimular outros”, explica Gi Vatroi, designer autora da ilustração. Visualmente, o pôster explora a subida da Serra das Russas e a beleza da vegetação, fazendo ainda referência à Feira das Flores que acontece no momento de transição da estação.
Participaram da comissão julgadora os designers Fátima Finizola, Bethânia Braga e Silvio Campelo. Representando a Secretaria de Cultura de Pernambuco, também integraram a comissão o coordenador do festival, Leo Antunes e o jornalista e assessor de comunicação do FPNC, Tiago Montenegro. A criação de Gi Vatroi vai compor todo o material gráfico da edição Gravatá, como cartazes, folheteria, sinalização de palco e de ações do evento que acontece entre os dias 17 a 22 de setembro.