Rodada de negócios fortalece mercado do artesanato pernambucano
“Faz e Mostra” acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Recife, com incentivo do Governo de Pernambuco
Postado em: Cultura popular e artesanato | Design e moda | Economia Criativa | Funcultura
Com informações da Assessoria
Quando um arquiteto, lojista ou designer imagina um projeto especial de peça para a composição de uma fachada, um ambiente, um ponto de venda, a que tipo de parceria pode recorrer para viabilizar essa ideia? A partir da compreensão de que o contato direto com artesãos é a resposta a essa pergunta, a designer Cecília Pessôa idealizou o Faz e Mostra – Mercado Do Artesanato Em Pauta, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Espaço de Eventos do Paço Alfândega. O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
Quarenta artesãos e grupos produtivos do artesanato pernambucano foram convidados a participar do projeto, que conta com a curadoria de Ticiano Arraes. Seus produtos serão apresentados a arquitetos, designers de moda e produto, profissionais de áreas afins, assim como a lojistas especializados. Não haverá comercialização no local, pois trata-se de uma rodada de negócios futuros com o objetivo promover a articulação direta com artesãos, a fim de que possam ser demandados para projetos especiais a partir dos seus talentos, técnicas e capacidade de produção.
Em momentos reservados aos artesãos, o Faz e Mostra também pretende propiciar a reflexão acerca de temas importantes prioritariamente para quem produz e comercializa o próprio artesanato. Assim, serão realizados bate-papos com os designers Tibério Tabosa e Kátia Avelar sobre o cenário do artesanato e seus desafios na contemporaneidade para valorização da tradição do fazer manual em Pernambuco. Entre as temáticas de reflexão estão: negócios criativos e em rede, empreendedorismo, novas tecnologias, identidade e união entre design e artesanato.
Cecília Pessôa explica que “um dos principais benefícios desta iniciativa para a cadeia produtiva do artesanato é a preparação de cenários futuros de redes baseadas em inovação e sustentabilidade. Para tanto, será necessário estimular os grupos artesanais a desenvolverem novas práticas de venda e negócios criativos, aumentando o sentido de pertencimento e autoestima entre todos os atores envolvidos”.
SERVIÇO
Faz e Mostra – Mercado Do Artesanato Em Pauta
Rodada de Negócios
Espaço de Eventos do Paço Alfândega – 3º piso
12 e 13 de Dezembro de 2017, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas no local

