Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Incubadora Pernambuco Criativo vai fortalecer Economia da Cultura em todo o estado

Inauguração acontece neste terça (16). Espaço é fruto de parceria entre Fundarpe-Secult, MinC e UFPE.

A Incubadora Pernambuco Criativo abre suas portas nesta terça-feira (16/09). O evento de inauguração, que acontece a partir do meio dia, no foyer do Centro de Convenções de Pernambuco, contará com a presença do secretário de Cultura de Pernambuco Marcelo Canuto, do presidente da Fundarpe Severino Pessoa, do secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Marcos André Carvalho e do reitor em exercício da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Edmilson Santos de Lima.

O lançamento contará com a presença do maracatu Piaba de Ouro e apresentação da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Frevo, ambas da UFPE. Instalada em três salas do Centro de Convenções da UFPE, a Incubadora irá dialogar também com os demais equipamentos que já fazem parte do Centro, tais como áreas para exposição e atividades culturais, anfiteatro, auditórios e cinema (ambos em construção).

A Incubadora Pernambuco Criativo é uma parceria da Secretaria da Economia Criativa do MinC com a Fundarpe/Secult-PE e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É a primeira incubadora da rede a ser instalada dentro de uma universidade, reforçando a importância da união entre o mundo do empreendedorismo cultural com o mundo acadêmico, da pesquisa e da inovação.

A Incubadora faz parte das ações de revitalização do Centro de Convenções da Universidade que contará, até 2015, com salas de cinema, auditórios e espaços livres para exposição e espetáculos. A Incubadora Pernambuco Criativo estará dentro desse equipamento cultural, interagindo com as demais atividades do espaço.

A Incubadora Pernambuco Criativo ofertará aos agentes culturais cursos e consultorias em gestão, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos e acompanhamento contínuo. Também sediará balcões de crédito, de formalização, assessoria jurídica e uma área compartilhada permanente de trabalho colaborativo.

A Incubadora Pernambuco Criativo faz parte da Rede de Incubadoras Brasil Criativo, programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, que conta com 7 incubadoras inauguradas nos estados do Rio de Janeiro, Acre, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás e Rio Grande do Norte. Outros 5 estados até o final do ano receberão novas incubadoras: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Economia Criativa em Pernambuco

Desde 2010 que a Economia Criativa é uma pauta de importância estratégica na gestão da Cultura em Pernambuco. Em 2011, com a criação da Secretaria de Cultura, as atividades relacionadas a este setor foram intensificadas, através de oficinas de formação em festivais e em fóruns de escutas setoriais (Projeto “Culturando a Economia em Pernambuco”). Em 2013, a Diretoria de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura passa a conduzir as pautas ligadas a este campo.

As parcerias intersetoriais (com as linguagens do artesanato, literatura, cultura popular, moda e design, audiovisual) e institucionais (Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Econômico, Do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Pontos de Cultura, Associações e Coletivos Culturais) passam a ser uma constante no quadro de ações da Coordenadoria. O objetivo é compartilhar valores simbólicos e oportunizar atividades que tenham focos semelhantes.

“Estamos inaugurando um espaço específico para este setor, para dar assessoria e consultoria aos empreendedores criativos que precisam de um suporte. Mas a política de Cultura em Pernambuco já vem trabalhando no sentido de fortalecer a economia da Cultura. Consolidamos o Funcultura, disponibilizando R$ 33,5 milhões anuais para a produção independente, realizamos dez festivais de cultura por ano, em todas as macro-regiões do estado, entre várias outras ações que melhoram as atividades de todos os setores da cultura no estado”, pontua o secretário Marcelo Canuto.

O presidente da Fundarpe Severino Pessoa aponta para os resultados que são fruto do investimento que o Governo do Estado vem fazendo na Cultura. “O exemplo que Pernambuco é hoje para o Brasil, principalmente em segmentos como a música e o audiovisual, é resultado deste investimento nas políticas públicas. Acreditamos que com esta incubadora estaremos dando ainda mais capacidade e poder para que a cadeia da cultura crie elos cada vez mais consistentes”, diz Severino Pessoa.

Rede Incubadoras Brasil Criativo

As Incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção de empreendimentos do campo da economia criativa. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores e multi-institucional que reúne governos, bancos, universidades, Sistema S e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

Em sua primeira fase, a Rede Incubadoras Brasil Criativo estará presente em 13 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, um total de 14 incubadoras. O programa conta com investimentos de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e a inclusão social.

As Incubadoras Brasil Criativo ofertam aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos, e acompanhamento contínuo. Também sediam balcões de crédito, formalização, formação técnica e assessoria jurídica e uma área compartilhada permanente de trabalho colaborativo. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades e vocações culturais de cada região.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, SEBRAE, SENAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e universidades.

 

Serviço: Inauguração da Incubadora Pernambuco Criativo
Onde: Centro de Convenções da UFPE (Av. Reitores, S/N, Cidade Universitária, Recife-PE)
Quando: Terça-feira (16/9), ao meio-dia
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Mais informações: www.cultura.pe.gov.br/economiacriativa

 

< voltar para home