Projetos culturais podem participar do edital Porto Social 2017
Incubadora beneficia ONGs e projetos sociais que precisam de apoio para ampliar impacto nas comunidades
Postado em: Cultura popular e artesanato | Economia Criativa | Formação Cultural | Música
Com informações da Assessoria
Foram prorrogadas, até o dia 3 de maio, as inscrições para o novo edital de seleção do Porto Social em 2017. O processo de incubação, que dura um ano, prevê capacitação nas áreas de gestão, contabilidade, comunicação e jurídica para qualificar o trabalho de ONGs e projetos sociais.
Este ano, 35 projetos serão selecionados e vão receber mentorias específicas de acordo com suas necessidades de organização. Podem ser selecionadas iniciativas que atuam desde a educação de crianças e adultos, distribuição de donativos para famílias carentes, esportes para crianças de comunidades até escolas comunitárias de música. “Esses projetos são extremamente importantes, pois, muitas vezes atuam onde o poder público não consegue chegar e são a única alternativa de cidadania pra muita gente, mas enfrentam muitas dificuldades. São voluntários que precisam ser cuidados”, afirma Fábio Silva, presidente do Porto Social.
O edital também prevê novidades, como a seleção de negócios sociais para se tornarem residentes. Empresas consolidadas que atuam com foco no impacto social e ONGS de alto impacto serão selecionadas para ter o espaço do Porto Social como sede. As iniciativas poderão utilizar a estrutura e coworking, além de conviver com a rede de relacionamentos e conexões proporcionada pela instituição.
Resultados
Ao longo do primeiro ano de existência do Porto Social, são claros os avanços dos projetos beneficiados. Muitos deles passaram a ter identidade jurídica, organização contábil, planejamento estratégico e relatórios de índices e metas. Tudo fez parte das mentorias prestadas ao projeto.
No caso da AMAR (Aliança de Mães e Famílias Raras), por exemplo, a instituição passou a ter um corpo de gestores, criou um planejamento de expansão para o interior do Estado e conseguiu reunir índices das famílias atendidas de forma a oferecer dados importantes para a criação de políticas públicas à Prefeitura do Recife e ao Governo do Estado.
Já o Instituto Sons do Silêncio se tornou objeto de estudo de diversas universidades do País ao desenvolver técnicas de ensino de música para surdos. Ao se candidatar a uma vaga no edital 2016 do Porto Social, a instituição nem existia. Foi inscrita como apenas um plano, que se consolidou a partir do direcionamento oferecido pelo Porto Social.
Sobre o Porto Social
O Porto Social é a primeira incubadora de projetos sociais do Brasil, considerada referência até para outros países. É uma instituição sem fins lucrativos que oferece capacitação profissional a projetos sociais, ONGs e negócios de impacto social. Inaugurada em abril de 2016, a incubadora tem o patrocínio da Interne Educação o apoio, Ferreira Costa, Diagonal, Romero Duarte Arquitetos, Daher Turismo, Prefeitura do Recife, Consulado Americano no Recife e Grupo Parvi. Em seu primeiro ano de funcionamento, já recebeu comitivas dos governos da França, Reino Unido, Japão e de grandes organizações, como Médicos Sem Fronteiras, Facebook, ONU, entre outras.
SERVIÇO
Inscrições para edital 2017 do Porto Social
Até 3 de maio
www.portosocial.com.br
Informações: 3132-2190
