Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Recife e Caruaru recebem atividades sobre plataforma de prototipagem eletrônica

Genuino Day 2016 será no próximo sábado (2/4), das 8h às 17h. Plataforma open-source abre várias possibilidades para o meio artístico, pois facilita a criação de objetos e artefatos digitais interativos.

 

Pernambuco vai receber neste próximo sábado (2/4) o Genuino Day 2016, encontro voltado para o aprendizado da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. O evento, que será realizado simultaneamente no Recife e em Caruaru, é dedicado a pessoas interessadas em criar soluções tecnológicas de baixo custo e objetos interativos através deste sistema.

A proposta do Genuino Day 2016 é fazer com que os participantes aprendam mais sobre esta plataforma eletrônica aberta (open-source) baseada em hardware e software de fácil uso. O objetivo é estimular o público a debater e discutir sobre ideias e experiências, fomentar a cultura e seus projetos inovadores.

Na capital pernambucana, o encontro será realizado em dois locais, no Portomídia e no Fablab Recife, ambos no Bairro do Recife. Neste caso, a programação conta com palestras gratuitas e workshops, cujas inscrições custam R$ 15. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pela internet. Já em Caruaru, as atividades acontecem no Colégio Diocesano, no centro do município, e são abertas ao público, mediante apenas cadastro prévio.

Portomídia, no Bairro do Recife, é um dos espaços que vai receber o Genuino Dat 2016

Portomídia, no Bairro do Recife, é um dos espaços que vai receber o Genuino Dat 2016

De acordo com Franz Andrade, gerente de projetos do Fablab, o Arduido abre várias possibilidades para o meio artístico. “Muitos designers e artistas já fazem uso desta plataforma, pois ela facilita a criação de objetos interativos e artefatos digitais interativos”, explica ele. “Existem vários estúdios de design especializados nisso, como o Red Papper Heart, grande referência na área e que trabalha com a série Game of Thrones e marcas como a Sony e Android, entre outras. Além disso, o Arduino é muito aplicado em robótica, e de fácil uso para os interessados em construir algo nessa linha”, comenta o gerente.

Sobre a plataforma Arduino

Criada em 2005, tem o objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. O projeto foi criado pensando em artistas e amadores, ou seja, não é necessário ter conhecimentos prévios em eletrônica ou programação para iniciar-se no ‘mundo Arduino’.

Serviço
Genuino Day 2016
Sábado (2/4) | 8h às 17h
Recife (Portomídia e Fablab, no Bairro do Recife)
Palestras gratuitas  e worshops por R$ 15
Caruaru (Colégio Diocesano, no centro do município)
Atividades gratuitas

< voltar para home