Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Recife integra-se à programação do Festival Mundial da Criatividade

Festival global que nasceu no Brasil distribuirá 112 mil bolsas de estudo no país

Divulgação

Divulgação

Pedro Verda e Camila Bandeira são os curadores da programação do evento na capital pernambucana

Considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day ocorrerá simultaneamente em 128 cidades de 18 países, nos dias 21 e 22 de abril. Para este ano, o evento global terá o tema Novo Mundo, Novas Habilidades e a maior feira de experiências educacionais criativas com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas 10 principais habilidades para o futuro apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial. No Brasil, 101 cidades participam do World Creativity Day que, neste ano, está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada com o apoio de algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país. Serão 112.695 bolsas de até 100%, com o objetivo de ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.

Chegando à 4ª edição, o evento tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festival será online e o palco principal aberto pela plataforma YouTube com a participação de representantes da UNESCO e palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras.

Neste ano, o Recife consolida sua participação no evento, por meio das empresas parceiras Verda, laboratório de inovação social, e Proa, especializada em Marketing Cultural. Responsável pela programação local, Pedro Verda afirma que ela “está bem diversificada, com inspiradores que atuam em órgãos públicos, empresas privadas, organizações de terceiro setor e academia, as experiências permeiam temas que fazem relação da criatividade com educação, tecnologia digital, saúde mental, design e sustentabilidade”. Segundo Camila Bandeira, da Proa Cultural, “o Recife tem um potencial imenso de se consolidar como cidade criativa e promover desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. E este evento é uma excelente oportunidade para nos conectarmos e buscarmos referências em todo o mundo, nos qualificarmos por meio dos cursos que serão oferecidos, e ampliarmos nosso repertório para realizar ações mais efetivas e transformar a sociedade, algo que é tão urgente”.

Confira alguns destaques que estarão disponíveis na plataforma do festival, nos dias 21 e 22 de abril:

- Inovação, tecnologia e conectividade como gatilhos da transformação digital
Clímaco Feitosa convida Leonildo Sales para apresentar um panorama das atividades de Tecnologia e Inovação em Pernambuco e explicar como “drivar” essas atividades para desenvolver ecossistemas de inovação, associando governo, iniciativa privada e academia como um tripé essencial para promover a transformação digital.

Clímaco Feitosa é apaixonado por tecnologia e inovação, CTIO na iLand Group, Co-founder do Centro de Excelência Cloud, Presidente do Comitê de TI, Conselheiro da AMCHAM, Diretor de Inovação da SUCESU e ávido por disseminar conhecimento.

- Bora criar ambientes de inovação e gerar transformações sociais?
João Roberto Laranjeira e Alexandre Maciel conversam sobre a necessidade de estruturar ambientes favoráveis à criatividade e à inovação para alavancar o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Trazendo exemplos reais de parques tecnológicos e ambientes de inovação, os inspiradores vão traçar os caminhos para o surgimento de novos ambientes de inovação em cidades pernambucanas, nordestinas e brasileiras.

João Roberto Laranjeira é mestre em Design, 70% Arquiteto e Urbanista, gestor de negócios e inovação, Pesquisador de tendências e futuros. Gestor de Inovação do Armazém da Criatividade.

- Gestão pública é lugar de inovação
Hugo Medeiros convida Daniel Freitas e, juntos, apresentam, de forma leve e objetiva, casos reais de modelos metodológicos usados para mapear, declarar e enquadrar problemas complexos vivenciados pela gestão pública – desde a teoria que embasa a proposta até o resultado final: a melhoria na vida das pessoas.

Hugo Medeiros é gestor governamental, Educador, pesquisador e cientista de dados. Doutor em Educação, pós-doutorando em Ciência Política. Atualmente é diretor de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação em Pernambuco.

- Equidade racial e de gênero através de projetos aliados à Agenda 2030 da ONU
Mayara Pimentel e Cláudio Nascimento, juntos, mostram que a inclusão de pessoas é parte de uma escolha aliada à força de bloquear erros passados, e está para além das regras e políticas públicas conquistadas na história. Ela está em nosso mindset, ou melhor, em nossa capacidade de nos afastarmos das escolhas do nosso passado e fazer novas escolhas. Para progredirmos a um novo futuro ao nível pessoal e social, devemos seguir radicalmente sem repetir nosso passado, mudar o ciclo com escolhas novas e conscientes.

Mayara Pimentel – Mentora e facilitadora de Negócios sobre propósito. É Guerreira Sem Armas e especialista em Economia e Inovação Social. Atuou com projetos humanitários de Empoderamento Econômico. Foi Empreendedora Social por 8 anos, na Moda Consciente.

- Pílulas da ideação: que ferramentas usar para ter ideias fora da caixa?
Ana Uriarte traz uma atividade prática para aprender ferramentas de resolução de problemas: Crazy 8, Flor de Lótus, 5.8.2 e Flash Cards.

Ana Uriarte é sócia da Happen, uma startup de educação focada no desenvolvimento de Soft Skills, Community Leader do Manguez.al, Consultora de Negócios no NGPD. Além disso, é mega curiosa, mãe de pet e adora dar um rolê de bike.

- Bolsas de estudo podem chegar a 100% nas escolas criativas parceiras
Depois do evento online totalmente gratuito nos dias 21 e 22 de abril, os participantes poderão ter acesso a bolsas de estudos que podem chegar a 100% de desconto nos cursos livres oferecidos pelas mais de 30 escolas parceiras do Dia Mundial da Criatividade, como a Singularity University, Doméstika, a Descola, a ECHOS, a Saibalá, Perestroika e The School of Life. Serão até 112 mil bolsas, o equivalente a R$ 14 milhões doados em bolsas de estudo mostrando que as escolas apoiam a causa e a comunidade do World Creativity Day. Basta utilizar o código de participação nas atividades dos dias 21 e 22 para acessar a plataforma Creative Card e trocar por uma bolsa.

Para outras informações, basta acessar o site oficial do Recife na plataforma do evento: www.worldcreativityday.com/country/recife/home ou entrar em contato com o líder local pelo e-mail pedroh.verda@gmail.com ou telefone (81) 988950503. Para conferir as atividades, é só baixar o aplicativo oficial do evento, Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android, ou através do YouTube oficial WCD 2021.

< voltar para home