13º Festival Cinema de Triunfo divulga resultado final da comissão de análise dos filmes
Importante vitrine para as obras audiovisuais nacionais e de Pernambuco, festival está previsto para acontecer de 7 a 13 de novembro deste ano, no Theatro Cinema Guarany e outros espaços na cidade de Triunfo e no Sertão
Postado em: Audiovisual | Espaços culturais | Secretaria de Cultura | Serviço Cultural
Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe

Este ano, foram realizadas 169 inscrições de filmes vários estados brasileiros
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgam, nesta terça-feira (13) o resultado final da seleção da comissão de análise dos filmes do 13º Festival de Cinema de Triunfo. Clique AQUI e confira o resultado. Realizado pela Secult-PE/Fundarpe, em parceria com a Prefeitura da Cidade de Triunfo, o festival está previsto para acontecer de 7 a 13 de novembro deste ano, no Theatro Cinema Guarany e outros espaços na cidade de Triunfo e no Sertão do Pajeú.
Ao todo, foram 169 inscrições de vários estados brasileiros, divididas nas categorias Longa-metragem nacional (16), Curta-metragem pernambucano (57), Curta-metragem infanto-juvenil nacional (6), Curta-metragem dos Sertões (20) e Curta-metragem nacional (70). O anúncio dos filmes selecionados para a programação está previsto para o dia 14 de outubro deste ano.
As produções concorrem a diversos prêmios, incluindo o troféu O Caretas, concedido aos filmes escolhidos pelos júris oficial (formado por professores, produtores audiovisuais e curadores) e popular. O troféu faz referência às tradicionais figuras dos caretas, personagens do carnaval pernambucano que andam pelas ruas da cidade com chicotes, chocalhos, figurinos típicos e mensagens satíricas. Os filmes serão exibidos no Theatro Cinema Guarany.
Jan Ribeiro/ Secult PE/Fundarpe

Realizado pela Secult-PE/Fundarpe, em parceria com a Prefeitura da Cidade de Triunfo, o festival está previsto para acontecer de 7 a 13 de novembro deste ano
“O Festival de Cinema de Triunfo traz a afirmação de que a política cultural para o campo do audiovisual em Pernambuco é, de fato, consolidada e reflete imediatamente na cadeia produtiva. É também, além de espaço de difusão do audiovisual pernambucano, um espaço de formação, com várias oficinas voltadas para o setor”, ressalta Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.
“Vale destacar que o Festival de Cinema de Triunfo integra uma rede com uma diversidade de festivais de cinema no Estado, o que confirma como a política de audiovisual é consolidada em Pernambuco. Além do reconhecimento à produção audiovisual, o evento tem o objetivo de irradiar nossa cultura e deixar um legado para a população do Sertão do Pajeú”, comenta Luciana Poncioni, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE e do festival.
REFORMA NO GUARANY - Comemorando seu centenário em 2022, o Theatro Cinema Guarany segue fechado para visitação enquanto recebe novas poltronas e passa por serviços de requalificação e manutenção da edificação. O valor estimado das obras é de cerca de R$ 1,2 milhão, montante que também inclui a climatização do cinema.
“A política cultural de Pernambuco voltada para o audiovisual é uma das mais exitosas do país. O Festival de Cinema de Triunfo é uma grande celebração dos avanços que tivemos nos últimos treze anos. Além disso, tivemos a reforma no Theatro Cinema Guarany, importante equipamento cultural do Estado, que em breve estará de portas abertas para a população voltar a fazer uso deste espaço que respira a nossa cultura”, destaca o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.