Acervos de equipamentos culturais reconstituem a cultura do Carnaval no Museu do Estado
Obras de artes visuais, música e literatura do Mepe e do MAC-PE compõem a exposição EVOÉ! É Carnaval em Pernambuco!
Postado em: Espaços culturais
Às vésperas da maior festa popular do Brasil, o Museu do Estado de Pernambuco abre, nesta quinta-feira (25), às 19h, a exposição EVOÉ! É Carnaval em Pernambuco! A mostra contempla obras dos acervos do Mepe e do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) que consagra uma riqueza artística com pinturas de artistas renomados que tiveram o Carnaval do Estado como inspiração para protagonizar suas telas.
Esse recorte nos acervos dos espaços culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) selecionou em torno de 40 trabalhos de artistas pernambucanos como Lula Cardoso Ayres, José Claudio, Bajado, Marisa Lacerda e Maurício Arraes. O conjunto exibe uma panorâmica de nossas manifestações culturais, temática que adorna as obras desses autores capturando a energia efervescente dos Carnavais saudosos.
A multiculturalidade de expressões que testemunha o esplendor dos Carnavais é revelada nas pinturas desses artistas e ganha dimensão e vivacidade com peças originais do caboclo de lança, rainha e rei do maracatu, papangus de Bezerros, blocos líricos, afoxé e outras manifestações culturais.
Para contextualizar essas tradições o Mepe convidou para participar da mostra Patrimônios Vivos com suas indumentárias, histórias e contribuições que formam o Carnaval de Pernambuco e nossa identidade cultural por meio de folguedos tradicionais aos traços contemporâneos. Cada peça exposta carrega uma memória de celebração única intrinsecamente ligada à identidade do Estado.
A música, também presente na mostra, relembra os primeiros compositores de Carnavais, marchinhas e músicos de Pernambuco como o cantor Claudionor Germano e os maestros Ademir Araújo, Capiba e Nelson Ferreira, entre outros.
O Espaço Pasárgada enriquece a mostra com o livro Carnaval (1919), do poeta Manuel Bandeira. Poemas como Os Sapos, Bacanal e Poema de uma Quarta-Feira de Cinzas fazem parte da obra produzida pelo escritor modernista que descreve o Carnaval em seus versos.
A mostra EVOÉ! É Carnaval em Pernambuco! é um convite à reflexão sobre a trajetória visual e cultural do Carnaval pernambucano. Por meio desses acervos ricos e diversos a exposição celebra a continuidade das tradições, a inovação artística e a intemporalidade de uma festa que pulsa em cores vibrantes nos corações pernambucanos.
Serviço:
Abertura da exposição EVOÉ! É Carnaval em Pernambuco! – quinta-feira (25), às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, nº 960, bairro das Graças). Visitação: de 26 de janeiro a 17 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados e domingos, das 14h às 17h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Mais informações pelo e-mail museu.mepe@gmail.com; telefone: (81) 3184-3170; Instagram: @museudoestadope e @culturape
