Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Alunos de Araçoiaba visitam o Museu do Trem

Os estudantes conheceram o espaço na sexta-feira (3), através de uma visita guiada do projeto educativo do Museu do Trem

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

A visita foi mediada pela equipe de educadores do espaço

Uma hora e quarenta minutos. Esse foi o tempo que os alunos da Escola Dario Coquita Ferreira da Costa, localizada na Zona Rural de Araçoiaba, levaram para chegar à Estação Central Capiba/Museu do Trem, na última sexta-feira (3), no Centro do Recife. Acompanhados dos professores e dos coordenadores pedagógicos, os 28 estudantes, da educação infantil, puderam conhecer de perto a história da principal plataforma de trens da capital pernambucana nos séculos 19 e 20, e o seu acervo que reúne mais de 500 peças colhidas nas antigas estações de trem do Estado.

“Já tinha vindo com minha família, mas quis trazer os meninos para conhecer o Museu. Respiramos história e cultura aqui, e achei que seria uma atividade extremamente enriquecedora para eles visitarem e se apropriarem do conteúdo dessa exposição [Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco]“, disse a educadora Maria José Tavares, de quem partiu a ideia de agendar a visita ao espaço cultural.

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

A professora Maria José visitou o espaço com a família e decidiu trazer os alunos da escola para conhecer o Museu do Trem

Desde sua inauguração, em dezembro do ano passado, o Museu do Trem já recebeu mais de 31 mil visitantes. Desses, 1.250 são oriundos de instituições de ensino de todo o Estado, graças ao sistema de agendamento de visitação mediada do Departamento de Ação Educativa da Estação Central Capiba/Museu do Trem. Segundo a coordenadora do educativo do espaço, Adriane Alves, a iniciativa, que conta com equipe de apoio multidisciplinar, visa integrar/gerar interação entre o acervo e os visitantes. “Atendemos de terça a sexta-feira, e os nossos educadores estão preparados para apresentar todo o acervo e, depois dos percursos, promover atividades relacionadas à memória ferroviária pernambucana”, disse. De acordo com ela, os professores/alunos saem satisfeitos e, muitas vezes, retornam com outras turmas. “Já tivemos vários casos de professores que voltam à Estação com outros estudantes e que, nesse retorno, fazem questão que apliquemos as atividades pedagógicas, que são opcionais, ao final da visita guiada”, afirmou.

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Após a visita guiada, o Museu do Trem oferece atividades aos visitantes relacionadas ao acervo

O aluno Manoel Victor, de 7 anos, aficionado por trens, reconheceu, no museu, as locomotivas que assiste diariamente na animação Thomas e Seus Amigos. “Tia, aquele ali é o Gordon, né?”, disse do trem Garrat em referência ao veículo ” rápido e poderoso” do desenho Thomas. Ao final, ele fez questão de desenhá-lo na atividade proposta pelos educadores do espaço. Já a aluna Bruna Tavares, de 10 anos, desenhou um veículo cor de rosa, que não consta no acervo. “É minha cor preferida. Senti falta de um trem rosa aqui”, contou.

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Manoel (no centro da foto) associou o acervo do Museu do Trem às locomotivas da animação Thomas e Seus Amigos

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Scult-PE/Fundarpe

Bruna Tavares sentiu falta de um trem cor de rosa no espaço

Para agendar uma visita guiada à Estação Central Capiba/Museu do Trem, basta entrar em contato com a equipe do educativo, através do e-mail: educativomt@gmail.com ou pelo telefone (81) 3181.3098.

< voltar para Espaços culturais