Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Centenário do Theatro Cinema Guarany é celebrado com inauguração de iluminação cultural

Iniciativa é resultado das ações do Programa de Iluminação Cultural, do Instituto Neoenergia, em parceria com o Governo de Pernambuco e Prefeitura de Triunfo

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Comemoração também contou com a participação da comunidade e com uma série de atividades culturais gratuitas

Ícone do audiovisual e das artes cênicas em Pernambuco, o Theatro Cinema Guarany, na cidade de Triunfo, comemora 100 anos de história. Para celebrar este marco, o monumento ganhou, neste sábado (3/12), uma nova iluminação que dá mais destaque à obra arquitetônica. A iniciativa é resultado das ações do Programa de Iluminação Cultural, do Instituto Neoenergia​, em parceria com o Governo de Pernambuco e Prefeitura de Triunfo, numa iniciativa que promove a conservação e recuperação de construções históricas do país. A comemoração também contou com a participação da comunidade e com uma série de atividades culturais gratuitas, incluindo show da artista triunfense Jéssica Caitano. Clique aqui e confira as imagens da reabertura no Flickr da Secult-PE e Fundarpe.

A celebração ao centenário do Theatro Cinema Guarany teve uma festa à altura da relevância cultural do espaço para o estado de Pernambuco, com a participação de mais de 100 artistas e fazedores da cultura local.

Participaram da solenidade diversas autoridades, como Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura; Severino Pessoa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Luciano Bonfim, prefeito de Triunfo; João Paulo Neves Baptista, diretor institucional da Neoenergia; Ramon Castesana, diretor do Comitê de Fundações Iberdrola; Fernando Garcia, presidente da Fundación Iberdrola España; e o Coronel PM José Roberto de Santana, Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, além de artistas, professores e personalidades triunfenses.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Celebração ao centenário do Theatro Cinema Guarany contou com a participação de mais de 100 artistas e fazedores da cultura local

A programação iniciou com uma mostra de filmes criados por alunos de escolas públicas do município participantes das ações educativas do Programa de Iluminação Cultural, além da exibição do documentário Theatro Cinema Guarany – Uma viagem no tempo, produzido pelo Instituto Neoenergia, Brasilis Produções e MM Studio. O filme conta um pouco da história do equipamento cultural, a partir de depoimentos de personalidades da cidade, como a atriz Bruna Florie e a historiadora Diana Rodrigues.

 “Hoje é um momento de celebração que reforça a nossa identidade de um povo que é poeta, do Sertão do Pajeú, Pernambuco. O Governo de Pernambuco fica muito agradecido pela parceria com a Neoenergia e queremos continuar sendo parceiros de instituições que cuidam da nossa cultura. É dia de também celebrar a vida de quem passou por esse espaço, marcando os próximos cem anos que virão pela frente. E destaco que para marcar a reabertura do Theatro Cinema Guarany, esse espaço tão importante para a cultura pernambucana, daremos início, nesta segunda-feira (5), à 13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo”, comemorou Oscar Barreto durante a solenidade.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

O Programa de Iluminação Cultural em Triunfo é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Brasilis Produções Culturais, Secult-PE/Fundarpe e Prefeitura de Triunfo

“Tive o privilégio de ser prefeito nas duas oportunidades que o Theatro Cinema Guarany passou por intervenção, em 2002 e 2022. Estamos num momento festivo, não só pelo centenário deste equipamento cultural, mas também porque o nosso cineteatro é um ponto turístico e motivo de orgulho para a cidade. Vamos agora para a 13 edição de mais um festival e teremos muitos outros eventos aqui daqui para frente”, celebrou Luciano Bonfim na ocasião.

“Esta parceria que celebramos entre o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Triunfo e do Instituto Neoenergia representa a revitalização e a iluminação cênica do Theatro Cinema Guarany, mas representa também o incentivo à cultura e às manifestações artísticas dessa cidade que é tão especial e deste teatro que comemora 100 anos, e nós desejamos que nos próximos tenha uma vida iluminada e capaz de transformar a vida das pessoas”, ressaltou João Paulo Neves Baptista.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Equipamento cultural celebra 100 anos de história em 2022

Além da nova iluminação, o Instituto Neoenergia realizou ações de educação patrimonial com cerca de 400 estudantes das 14 escolas públicas da região. O objetivo foi promover a importância da conservação de monumentos históricos e mostrar a relevância do Theatro Cinema Guarany para a construção da identidade cultural e coletiva da cidade.

O Programa de Iluminação Cultural em Triunfo é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Brasilis Produções Culturais, Secult-PE/Fundarpe e Prefeitura de Triunfo.

FESTIVAL DE CINEMA - É no Theatro Cinema Guarany que acontece boa parte da programação do Festival de Cinema de Triunfo, que volta a acontecer em 2022 depois de dois anos sem realização e chega à sua 13ª edição, marcada para começar nesta segunda-feira (5), com programação que se estende até o sábado (11). Neste ano, o festival contará com 38 filmes em competição, com representantes de 12 estados brasileiros. Clique aqui e confira a programação.

< voltar para Espaços culturais