Cinema de Indígenas é o tema do Quintal do Bandeira nesta quinta-feira (30)
Projeto mensal do Espaço Pasárgada será transmitido às 19h, no canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube
Postado em: Espaços culturais
Vai ao ar nesta quinta-feira (30) mais uma edição do Quintal do Bandeira, série de encontros virtuais organizados pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. “GUATÁ- imaginários caminhantes” é o tema da conversa que abordará o universo do cinema indígena e sua cultura em Pernambuco e no Brasil. A transmissão será às 19h, no canal youtube.com/SecultPE. O acesso é gratuito.
Para o debate, foram convidados Alice Gouveia, doutora em comunicação e Semiótica na PUC-SP e integrante da equipe de professores do curso de Cinema da UFPE; José Júnior Karajá, assessor do Conselho Indigenista Missionário (Cimi-NE), mestre em Educação, Culturas e Identidades UFRPE/Fundaj; e Graciela Guarani, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema, professora pertencente à nação Guarani-Kaiowá. Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada será a responsável pela apresentação.
“O nosso encontro será uma conversa sobre um processo de criação que está em andamento. Um filme, com finalização aprovada pelo Funcultura, realizado por duas mulheres, sendo uma indígena e outra não indígena, sobre a vivência de mulheres indígenas e suas trajetórias. Guajá diz respeito à caminhada que transcende à territorialidade, a um espaço físico”, comentou Marília, mediadora do encontro.
O ponto de partida para este debate que desperta interesse de indígenas e indigenistas é o filme “Sekhdese – Mulheres Indígenas”. O longa estruturado em depoimentos gravados entre 2018 e 2019 durante duas expedições em que foram realizadas duas oficinas de audiovisual em territórios indígenas de Pernambuco. 46 mulheres de diferentes idades foram entrevistadas para compor uma série de retratos de mulheres indígenas e suas relações com a preservação da cultura e as constantes lutas pelas retomadas de terra.
Sekhdese em yatê significa sabedoria. A ideia de gravar esse filme nasceu em janeiro de 2018 entre as mulheres fulni-ôs, donas dessa língua. “Estávamos ministrando oficinas de realização audiovisual e fazíamos alguns filmes curtos com um grupo de alunos quando resolvemos começar a entrevistar as mulheres do local”, comentou Graci, uma das idealizadoras do projeto. Confira um teaser do filme disponível no link: drive.google.com/file/d/1fwPIGnkXOqRxJm7ELv6eFeLnnROWORMe/view.
INICIATIVA - O projeto QUINTAL DO BANDEIRA é um conjunto de encontros virtuais que são realizados, a princípio, de julho a dezembro de 2021, sempre últimas quintas-feiras de cada mês, com pessoas convidadas pelo Espaço Pasárgada, com objetivo de colocar os diálogos a respeito da cultura no centro das atenções. Os encontros abordarão assuntos referentes à cultura de um modo geral, nas linguagens com as quais a Casa de Manuel Bandeira vem se relacionando ao logo dos anos: literatura; poesia; teatro; cinema; patrimônio; museologia, etc.
Serviço
Quintal do Bandeira – GUATÁ – imaginários caminhantes
Quando: 30 de setembro de 2021 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE

