Conservatório de Música Pernambucana sediou evento Pernambuco celebra China
Postado em: Espaços culturais | Secretaria de Cultura
Comunidade chinesa recebida com festa no último sábado (25), no CPM, para evento comemorativo dos 50 anos da relação Brasil-China
O Conservatório de Música Pernambucano – CPM, tranformou-se num pequeno recanto chinês, no último sábado (25), para receber celebrar junto à comunidade chinesa do Recife os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. Uma programação com diversas atrações culturais chinesas e pernambucanas atraiu e divertiu o público que lotou o equipamento.
A ação foi realizada pelo Governo do Pernambuco – por meio da Secretara Estadual de Cultura, Secretaria da Assessoria especial à Governadora e relações Internacionais (Saespri), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), CPM e Instituto Confúcio (UPE) – com apoio Associação da Comunidade Chinesa Recife Brasil (ACCBR).
“A cultura oriental é riquíssima, carregada de histórias e simbologias e Pernambuco mantém uma estreita relação de amizade e intercâmbio cultural com a comunidade chinesa. Somos o quarto estado com maior comunidade chinesa no País. Com essa ação, a Secretaria de Cultura de Pernambuco reforça a relação de amizade com a comunidade chinesa e aposta no encontro entre nossas culturas”, afirmou a Secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.
Com apresentações de dança, música, artes marciais, artes visuais, além de uma feira com produtos típicos, a comemoração realizada em Pernambuco, também incluiu música pernambucana na abertura e no encerramento.
“O ano de 2024 é emblemático para celebração de diversas relações diplomáticas do Brasil, e comemoramos nesse evento especificamente a China, que é a maior parceira comercial brasileira e o maior país de origem das importações pernambucanas. Temos em Pernambuco a maior comunidade chinesa do Nordeste, e temos também a representação oficial do governo, o Consulado Geral da China. A Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais tem trabalhado em parceria com o Consulado Geral, com a ACCRB e com o Instituto Confúcio da UPE para reavivar nossas relações, criar novas cooperações e aproveitar as oportunidades e sinergias que já temos”, pontuou a Secretária Executiva de Relações Internacionais de Pernambuco, Rayane Aguiar.
Além de aproveitar a feira de produtos típicos, na parte externa do conservatório, os visitantes assistiram performances de Kung Fu, dança solo, canto solo e em coral e exibição e instrumentos chineses. Já na parte interna da casa, aconteceu a palestra “Mitologias da Antiguidade Asiática: A fênix Chinesa”, uma exibição de artes visuais e o curso de caligrafia.
“O Instituto Confúcio da UPE fica honrado em participar de um evento que celebra a amizade e parceria entre China e Pernambuco. Como principal instituição promotora da língua e cultura chinesa no estado, acreditamos que um evento como este contribui para reforçar a integração entre as duas culturas e permite ao povo pernambucano aprender mais sobre a riqueza e a diversidade da cultura chinesa e seu povo”, ressaltou o diretor de relações internacionais da Universidade de Pernambuco, Igor Lapsky.
 
		 
	
				

