Equipamentos culturais do Governo de Pernambuco participam da 19ª Primavera dos Museus
Observatório Cultural Torre Malakoff, Casa da Cultura de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu do Barro de Caruaru e Museu do Estado de Pernambuco estão com atividades gratuitas esta semana
Postado em: Espaços culturais | Fundarpe | Home | Secretaria de Cultura
Foto: Morgana Narjara/Secult-PE/Fundarpe

Observatório Cultural Torre Malakoff é um dos equipamentos culturais do Estado que terá programação
Os equipamentos culturais geridos pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), integram a programação nacional da 19ª Primavera dos Museus, temporada promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem início nesta semana. Em 2025, o tema que rege o evento é “Museus e Mudanças Climáticas”, reforçando o papel dos museus e espaços culturais como ambientes de preservação, diálogo e mobilização frente aos desafios ambientais que afetam o planeta. Em Pernambuco, a programação envolve atividades em diferentes regiões, com oficinas, exposições, encontros e ações educativas que conectam arte, memória, cultura popular e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas.
“Estamos muito felizes em compor a programação da 19ª Primavera dos Museus. Esse evento, que é promovido há muitos anos pelo Ibram, traz como tema os museus e as mudanças climáticas. É de extrema importância que nossos equipamentos culturais dialoguem com essas questões, questionem a partir suas práticas e colaborem para que a gente esteja pensando soluções para as questões ambientais. É o Governo do Estado de Pernambuco aliado a políticas nacionais de cultura para pensar e dialogar questões contemporâneas”, ressalta a superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, Priscilla Marques.
O Observatório Cultural Torre Malakoff, no Bairro do Recife, participa pela primeira vez da Primavera dos Museus, com a Oficina de Lambe-Lambe: Arte, Território e Racismo Ambiental, nesta terça-feira (23/09), quinta (25) e domingo (28), sempre das 14h às 16h30. A proposta é estimular a reflexão crítica sobre as mudanças climáticas, aliada ao conceito de racismo ambiental, que impacta de forma desigual comunidades periféricas, negras e ribeirinhas. Os encontros, conduzidos pelas educadoras Catariny Cosmo e Silvia Ferreira vão envolver roda de conversa, criação coletiva de cartazes e intervenção urbana pelas ruas do Recife Antigo.
Em parceria com o Grupo Arena da Poesia, o Museu do Barro de Caruaru (Mubac), no Agreste de Pernambuco, realiza a ação educativa “Piabinha Prodígio – Não mude o clima, mude a consciência”, na quinta-feira (25), das 14h às 17h, no Colégio Municipal Professora Laura Florêncio. A atividade terá como referência o livro da escritora Adriana Gomes e busca despertar a consciência ambiental de crianças e adolescentes, ressaltando a importância do Rio Ipojuca para Caruaru e toda a região. Literatura, poesia e pedagogia se unem para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação da natureza.
De 12 de setembro a 12 de outubro, o público poderá visitar a exposição “É lá que eu vejo”, da artista Ritinha Oliveira, no Museu Regional de Olinda (Mureo), no Sítio Histórico. A mostra reúne 14 telas que retratam memórias, afetos e experiências da artista, com destaque para elementos típicos de Olinda, como o carnaval, os bonecos gigantes, passistas e as ladeiras históricas da cidade. As obras revelam a conexão da artista com seu território e com a cultura popular olindense. As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h; sábados e domingos, 14h às 17h.
No sábado (27), das 10h às 17h, a Casa da Cultura de Pernambuco, no bairro de São José, promove o evento “Cultura Sustentável + Dia do Desapego”, reunindo um encontro de brechós, rodas de conversa sobre reaproveitamento de resíduos e moda circular, além de música ao vivo e artesanato sustentável. Oficinas práticas vão ensinar desde a confecção de sacolas de papel até técnicas de upcycle para reutilização criativa de roupas. Também haverá espaço para o público infantil com a apresentação do teatro de mamulengo “Dorme Quieto”, com Sebastião Simão Filho.
O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças, também integra a Primavera dos Museus, com a atividade “Roda a Roda ODS – Transformando Ações em Mudança Mundial” nesta terça-feira (23), às 14h, no Espaço Cícero Dias. A atividade será realizada em parceria com o Museu Universo Compesa (MUC), com o objetivo de conscientizar e envolver crianças e adolescentes na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas através da dinâmica de um jogo. Já a formação “O Planeta é a nossa casa!”, também proposta pelo Mepe em parceria com a ONG Giral, tem a finalidade de sensibilizar sobre a importância de cuidar do planeta, compreendendo o meio ambiente como a casa comum de todos os seres vivos. Essa acontecerá na quarta-feira (24), às 9h, no Espaço Cícero Dias do Mepe.
Ao integrar a 19ª Primavera dos Museus, Pernambuco reforça seu compromisso em usar os espaços de memória e cultura como territórios vivos de diálogo sobre questões urgentes do presente. Em cada atividade, o público é convidado a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e a repensar suas práticas cotidianas em busca de um futuro mais justo e sustentável.
SERVIÇO– 19ª PRIMAVERA DOS MUSEUS EM PERNAMBUCO
Observatório Cultural Torre Malakoff – Recife | Oficina de Lambe-Lambe (23, 25 e 28/09, às 14h);
Museu do Barro de Caruaru | Ação educativa “Piabinha Prodígio” (25/09, às 14h);
Museu Regional de Olinda | Exposição “É lá que eu vejo”, de Ritinha Oliveira (até 12/10);
Casa da Cultura de Pernambuco | Cultura Sustentável + Dia do Desapego (27/09, das 10h às 17h);
Museu do Estado de Pernambuco | Jogo dinâmico “Roda a Roda ODS – Transformando Ações em Mudança Mundial” (23/09, às 14h) e a formação “O Planeta é a nossa casa!” (24/09, às 9h).