Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espaço Pasárgada disponibiliza coleção literária idealizada por Darcy Ribeiro

Livros da Biblioteca Básica Brasileira estão disponíveis para consulta pública

Espaço Pasárgada recebe coleção Biblioteca Básica Brasileira. Na foto, Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada e Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE. Foto: Danilo Souto Maior / Secult PE - Fundarpe

Espaço Pasárgada recebe coleção Biblioteca Básica Brasileira. Na foto, Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada e Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE. Foto: Danilo Souto Maior / Secult PE – Fundarpe

O Espaço Pasárgada agora abriga em seu acervo livros da Biblioteca Básica Brasileira, produzidos pela Fundação Darcy Ribeiro e doados para a Secult-PE/Fundarpe. A coleção é formada por 50 títulos e reúne obras literárias e científicas sobre o Brasil, lançadas desde o século 16. Entre os autores, estão nomes como Euclides da Cunha, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu, Lima Barreto, Manuel Bonfim e Alcântara Machado.

A coleção encontra-se disponível para consulta pública na Biblioteca Waldemar Lopes, no Espaço. “Para nós, é muito importante receber essas obras porque reitera o fato do espaço estar sempre vivo. A casa está em um local privilegiado, no centro do Recife, o que facilita o acesso de quem queira nos visitar”, destaca Marília Mendes, gestora do Pasárgada, localizado na Rua da União, nº 263.

Para Roberto Azoubel,  coordenador de Literatura da Secult-PE, essa coleção apresenta uma característica muito importante: o fato de os livros terem sido selecionados pelo próprio Darcy Ribeiro (1922-1997),  antropólogo, sociólogo e escritor brasileiro. “Cada uma das obras possui um prefácio atual, escrito por intelectuais que as contextualizam por meio de ensaios contemporâneos acerca”, ressalta.

A Secult/Fundarpe recebeu ao todo 50 edições da coleção, com 50 livros cada, que estão sendo distribuídos por todo o Estado. A coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e Os Brasileiros; Os Cronistas da Edificação; Cultura Popular e Cultura Erudita; Estudos Brasileiros; e Criação Literária.

Infelizmente, Ribeiro não conseguiu testemunhar o fruto de sua curadoria literária sendo distribuído Brasil afora, pois ele faleceu antes do lançamento e distribuição da coleção que havia idealizado. Coube então à Fundação que carrega seu seu nome ter dado prosseguimento e concretizado o desejo do intelectual mineiro. Mais detalhes sobre a Biblioteca Básica Brasileira no link: www.fundar.org.br/publicacoes/biblioteca-basica-brasileira .

Foto: Danilo Souto Maior / Secult PE - Fundarpe

Foto: Danilo Souto Maior / Secult PE – Fundarpe

Biblioteca Waldemar Lopes

Inaugurado em 1999, o espaço cultural recebeu esse nome como uma forma de homenagear o poeta Waldemar Lopes, amigo de Manuel Bandeira, leitor insaciável e de essencial importância na literatura brasileira. A biblioteca foi composta inicialmente por livros doados pelo então homenageado e por obras editadas pela antiga gráfica da Fundarpe.

Em 2013, houve a necessidade de requalificar e especializar o acervo em literatura pernambucana, em função da vocação literária e de memória do Espaço Pasárgada, exaltando a importância para a cultura nacional da obra literária do poeta pernambucano Manuel Bandeira. A Biblioteca Waldemar Lopes foi reinaugurada em dezembro de 2014.

Serviço

Biblioteca Waldemar Lopes

Rua da União, 263, Boa Vista – Recife

Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 16h

Telefone: (81) 3184.3165 – Entrada Gratuita

E-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com

< voltar para Espaços culturais