Estado firma convênio com prefeitura para requalificação do Cine Olinda
Governador Paulo Câmara e o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinaram o acordo, no valor de aproximadamente R$ 1,9 milhões
Postado em: Audiovisual | Espaços culturais | Fundarpe
Aluisio Moreira/SEI

A assinatura do convênio reuniu diversas autoridades no Palácio do Campo das Princesas, dentre elas, Oscar Barreto (secretário de Cultura de Pernambuco) e Severino Pessoa (presidente da Fundarpe)
O governador Paulo Câmara firmou, nesta quarta-feira (22), um convênio com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, para recuperação e requalificação do Espaço Cultural Cine Olinda, inserido no tombamento que delimita o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico do município. Com um investimento estimado em cerca de R$ 1,9 milhões, os serviços incluem climatização, tratamento da fachada, recuperação dos pisos e revestimento das paredes, urbanização da área externa do cinema, entre outras ações.
“Os recursos já serão repassados e a prefeitura terá um prazo para contratar a empresa especializada para os serviços e vai entregar o equipamento funcionando. O Cine Olinda é um espaço cultural importantíssimo, que será de grande serventia tanto nas atividades culturais, como no entretenimento da população”, reforçou Paulo Câmara.
O prefeito, por sua vez, enfatizou a relevância do espaço cultural para o município. “Sabemos a importância de um cinema, principalmente este, que é centenário e, infelizmente, estava parado há 40 anos em um ponto tão estratégico da cidade. Vamos fazer essas obras o mais rápido possível, para que possamos entregá-lo não só aos olindenses, mas a todos os pernambucanos”, afirmou Lupércio.
Participaram da solenidade o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Bruno Lisboa; e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.
CINE OLINDA - O equipamento cultural está inserido no polígono de tombamento que delimita o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Olinda.
O Cine Olinda está situado num contexto urbano heterogêneo. Na região onde foi construído estão o Clube Atlântico, os Correios e Telégrafos, e, do outro lado da Avenida Sigismundo Gonçalves, a Praça da Liberdade. Do ponto de vista urbanístico a edificação pertence ao processo de ocupação das faixas de praia em Olinda, datada do início do século XX, quando o banho de mar e atividades de lazer possibilitou a retomada, embora frágil do crescimento urbano da cidade.