Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Ezequias Lira explora arquétipos da música instrumental popular no Teatro Arraial

Novo concerto do instrumentista pernambucano é fruto de uma pesquisa acadêmica e de um mergulho na música nordestina

Foto: Rachel Barbosa/ Divulgação

Munido de seu violão, sua viola de 12 cordas e seu marimbau (instrumento armorial idealizado por Ariano Suassuna), o instrumentista Ezequias Lira sobe ao palco do Teatro Arraial nesta sexta-feira (7), às 19h, para apresentar o espetáculo Cordas e Toques. Acompanhado do percussionista Raoni Borges, ele promete levar o público em uma viagem pelos arquétipos da música instrumental popular brasileira.

No repertório, grandes compositores nacionais como Luiz Gonzaga, João Pernambuco, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Baden Powell, Gilberto Gil e Antônio Madureira, entre outros. A nordestinidade predomina no trajeto musical de Ezequias. Pernambucano de nascimento, sua trajetória também perpassa pela Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Neste trabalho eu fui buscar sonoridades nordestinas instrumentais. Tudo partiu de uma pesquisa de pós-graduação, desenvolvida principalmente em Caruaru, com músicos de pífano, em que decidi unir a cultura popular com a performance da música instrumental. É o encontro de linguagens e expressões que traduzi neste repertório de releituras de sambas, afro sambas, maxixe, baião e por aí vai”, explica o artista.

Violonista e professor, Ezequias Lira desenvolve há anos um processo criativo que valoriza linguagens musicais enraizadas na tradição musical brasileira. Já representou o Estado mundo afora, se apresentando no Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Cuba e México. Além de instrumentista é também mestre e doutor em Interpretação Musical na Université de Montréal (Québec).

Serviço:
Concerto Cordas e Toques, de Ezequias Lira – Sexta-feira (7), às 19h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife).
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (meia-entrada)

< voltar para Espaços culturais