Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Governo do Estado lança plataforma digital para preservar patrimônios culturais

Programa Patrimônio de Pernambuco Digital digitaliza rotas e museus importantes do Estado. Nesta etapa recebem o tour digital os Museus do Estado, do Mamulengo e de Arte Sacra

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

 

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital e amplia o número de museus digitalizados. A partir de agora, além do Museu do Cais do Sertão, o pernambucano ou qualquer outra pessoa do mundo também poderá visitar o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), Museu do Mamulengo e o Museu de Arte Sacra.

A plataforma tem o objetivo de digitalização as rotas e equipamentos culturais do Estado, em um tour virtual interativo 360º,por meio do site Patrimônio Pernambuco Digital. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), órgão que coordena a iniciativa.

O programa faz parte do Inova.PE, lançado pelo Governo do Estado em 2024, que destina R$ 1,04 bilhões para promover a inovação, estimular a pesquisa científica, apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e fomentar o empreendedorismo inovador. “Dentro do Inova.PE, a gente leva a tecnologia através da Usina Pernambucana de Inovação para dentro do governo. Esta é uma política ancorada na combinação da inovação com as novas tecnologias, gerando, quando se pensa de forma democratizante, uma verdadeira transformação digital”, ressalta a secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro.

Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital dialoga com o que está sendo proposto pelo Governo de Pernambuco com a democratização do acesso à cultura e às políticas públicas culturais. “A gente também mobiliza as futuras gerações que estão cada vez mais conectadas. Os museus são os nossos guardiões da história e da cultura pernambucana”, destaca Cacau de Paula.

Para garantir os avanços na tecnologia da informação, a necessidade de alcançar públicos globais e se adaptar aos desafios contemporâneos, como as restrições de acesso, o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital trabalha em dois eixos:

- Desenvolvimento de aplicativo colaborativo para cadastro de pontos de cultura integrantes de diferentes rotas turísticas.

- Digitalização de museus, por meio de tecnologia similar a câmera de ação (action camera), de forma visita virtual interativa (tour virtual 360º).

“Seja no interior, na capital, em outro estado ou até mesmo fora do país. Estamos levando os patrimônios de Pernambuco para o mundo”, concluiu a secretária de CT&I.

< voltar para Espaços culturais