Jorge Filó lança novo livro de poesia nesta sexta (2) no Espaço Pasárgada
Publicado com incentivo do Funcultura, “Pecúlio” reúne poemas recentes e outros escritos ao longo dos últimos 20 anos
Postado em: Espaços culturais | Funcultura
Com quanto pecúlio se faz um livro de poesia? Para Jorge Filó, a riqueza necessária para reunir, editar e publicar mais de 70 poemas não é monetária, mas sim sentimental e ideológica. O poeta pernambucano lança, nesta sexta-feira (2), Pecúlio, obra desenvolvida com o apoio do Funcultura. O evento acontece no Espaço Pasárgada, das 19h às 21h, com participação musical de Marcone Melo e convidados.
Nascido no Recife, mas criado na terra do grande mestre Louro do Pajeú, São José do Egito, a vida de Jorge Filó é marcada por andanças entre a capital e o Sertão. Morou parte da juventude em Arcoverde e também já viveu em Petrolina. Sua poesia carrega o repente pelo qual ele ficou conhecido e toda essa geografia cultural tanto nos versos assinados por ele mesmo quanto pelo seu heterônimo, Anacreonte Sordano. Pecúlio é justamente dividido em duas partes, uma para cada persona, e quem assina os prefácios é Cida Pedrosa e Greg Marinho.
“Este livro reúne poesias recentes e outras mais antigas. Criei Anacreonte há 20 anos, inicialmente como provocação pois fazia versos mais rebuscados através dele, sonetos, algo meio Augusto dos Anjos. Não trago em Pecúlio um tema único pois minha poesia não é sequenciada, mas sim assuntos e sentimentos diversos”, pontua Jorge Filó. “Esse livro só foi possível graças ao Funcultura e poder lançá-lo no Pasárgada, a casa da poesia no Recife, é muito simbólico.”
Para a gestora do espaço, Marília Mendes, poder acolher este lançamento no Pasárgada é motivo de alegria. “Cordelista, produtor e agitador cultural, Filó é um grande poeta e parceiro da poesia toda de Pernambuco. Ele tem um modo especial de traçar a sua poesia cotidiana e irreverente, com um gostinho do Pajeú. Para nós é uma honra ter um artista como Filó, lançando seu livro em nossa casa, impregnando de poesia cada canto”, afirma.
Após o Recife, Jorge Filó segue para Arcoverde e Petrolina nos próximos dias 7 e 9, respectivamente. Os eventos, todos gratuitos e abertos ao público, serão na Livraria Lira Cultural e na Biblioteca Pública, também às 19h. Haverá também um lançamento em Triunfo, no Sesc, ainda sem data definida. Além de Pecúlio, Filó tem outros dois livros publicados: A igreja do diabo ou a contradição humana” (2004), adaptação para cordel de um conto de Machado de Assis, e Os de cá com os de lá (2012). Em todos os eventos, a nova obra será vendida por R$ 30.
