MUBAC expõe um olhar contemporâneo sobre os festejos juninos de Caruaru
Postado em: Artes Visuais | Cultura popular e artesanato | Espaços culturais | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Segue aberta ao público a exposição “São João de Caruaru – Um olhar contemporâneo”, no Museu do Barro de Caruaru, que apresenta ao público um outro olhar sobre os festejos juninos da cidade. Em cartaz até o dia 15 de julho, a mostra representa a tradição figurativa da cidade e os seus simbolismos ligados à cultura popular.
Concebida em um processo de inclusão social e cultural dos alunos da rede pública, a exposição é fruto de um trabalho feito em sala de aula com estudantes na faixa etária entre 12 e 17 anos. “Queremos que os alunos se sintam valorizados e inseridos no maior evento cultural de Caruaru, o São João, e com isso pretendemos, também, elevar a autoestima deles através do reconhecimento de identidade com as tradições da nossa região”, afirma Amélia Campello, gestora do MUBAC.
Sob a coordenação do arte educador Oswaldo Pereira, da Escola Municipal Rubem de Lima Barros, a mostra reúne peças de cerâmica e pinturas de papel buscando estimular a criatividade dos jovens a partir dessa produção artística, além de conectá-los a um espaço cultural importante para a preservação do saber.
O MUBAC fica na Praça José de Vasconcelos, 100, funcionando de terça a sábado, das 08h às 17h e aos domingos, das 09h às 13h. A entrada é gratuita para alunos da rede pública de ensino e custa R$ 2 para os demais visitantes. Além dessa mostra temporária, há ainda as permanentes, como as peças de Mestre Vitalino e Zé Caboclo, e espaços dedicados a artigos de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho.
