Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Museu do Barro tem palestra com Babalorixá Pai Ivo de Xambá nesta terça (16)

A importância do povo da Nação Xambá para o fortalecimento da religião de matriz africana em Pernambuco será o tema da atividade, que acontece a partir das 19h

Palestra do Babalorixá Pai Ivo de Xambá acontecerá nesta terça-feira (16), às 19h, no auditório do Museu do Barro de Caruaru

Palestra do Babalorixá Pai Ivo de Xambá acontecerá nesta terça-feira (16), às 19h, no auditório do Museu do Barro de Caruaru

O Museu do Barro de Caruaru (Mubac), equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebe nesta terça-feira (16), uma grandiosa palestra, através da ilustre presença do Babalorixá Pai Ivo de Xambá. A importância do povo da Nação Xambá para o fortalecimento da religião de matriz africana em Pernambuco é o tema abordado na palestra que acontecerá no auditório do museu, a partir das 19h. A atividade integra a programação da Semana Cultural Afro Brasileira, dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra.

Além da palestra, o Mubac vai acolher também a exposição “Caminhos Afro”, que conta com acervo Afro Brasileiro da coleção de Abelardo Rodrigues. O acervo contém peças antigas que representam o universo da religião de matriz africana e do povo negro. Exus, elementos de Ogun, peças de barro, madeira e ferro são alguns dos materiais que compõem a exposição que ficará em exibição de 16 a 30 de novembro.

Exposição Caminhos afro estará a mostra de 16 à 30 de novembro

Exposição Caminhos Afro estará à mostra de 16 à 30 de novembro

“O Museu do Barro de Caruaru participa da Semana da Consciência Negra com ações afirmativas, oferecendo ao povo de terreiro de Caruaru e região um espaço de visibilidade e importância, cuja religiosidade ainda é vista com bastante preconceito, exercendo o papel de derrubar os muros da resistência e dar oportunidade aos menos favorecidos, aplicando a Museologia Social, com objetivo de trazer a comunidade para dentro do Museu”, conta a gestora do Mubac, Amélia Campello.

“Hoje estamos recebendo com muita honra, o Pai Ivo de Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e uma referência para todas as pessoas da religião de Matriz Africana. Para a sua vinda foi idealizada a exposição: ‘Os Caminhos Afro’, um acervo do Museu do Barro e da Fundarpe, que faz parte da Coleção de Arte Popular de Abelardo Rodrigues. Pai Ivo vai proferir uma palestra no auditório do Museu do Barro e após a palestra teremos um jantar oferecido pelo povo de religião de Matriz Africana”, completou Amélia.

Pai Ivo de Xambá lidera o terreiro de Xambá e o Quilombo do Portão de Gelo. A nação Xambá recebeu, em 2008, do Ministério da Cultura, em conjunto com a Fundação Cultural Palmares e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de primeiro Quilombo Urbano do Brasil. O quilombo é Patrimônio Vivo de Pernambuco e seu babalorixá recebeu o título de Doutor Honoris Causas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o Museu do Barro de Caruaru está instalado num prédio moderno, localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde todos os anos concentram-se as comemorações do São João do município. O horário de funcionamento do Museu é de terça a sábado, das 8h às 17h, e no domingo de 9h às 13h. Mais informações: Telefone: (81) 3727.7839 | 3721.2545 E-mail: museudobarro@fundarpe.pe.gov.br.

Serviço:

A importância do povo da Nação Xambá para o fortalecimento da religião de matrizes africanas em Pernambuco
Quando: 16, de novembro de 2021 (terça-feira), às 19h
Onde: Museu do Barro de Caruaru

< voltar para Espaços culturais