Música e cultura popular para festejar os 39 anos da Casa da Cultura
Postado em: Cultura popular e artesanato | Espaços culturais | Fundarpe | Música | Secretaria de Cultura
Fortaleza da cultura pernambucana, a Casa da Cultura vai completar 39 anos de atividades na próxima terça-feira, 14 de abril. Para marcar a data, o Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e da Fundarpe, organizou uma agenda especial, envolvendo apresentações gratuitas de música popular, bloco lírico e maracatu.
Já na tarde deste sábado (11), a tradicional exibição do Maracatu Várzea do Capibaribe vai recepcionar os visitantes a partir das 15h. Na segunda-feira (13), o forró de Seu Nikanor, a voz e os acordes de Nelson Héffi, além da Banda de Música da Polícia Militar vão ecoar pelas antigas celas e raios do equipamento cultural instalado no Centro do Recife.
No dia do aniversário, terça (14), a intensa programação começa às 15h com apresentações do Bloco Lírico Flores do Capibaribe, do Maracatu Várzea do Capibaribe, do Quinteto Arraial e dos maestros Israel França, Fábio César e Adelmo Apolônio.
Sobre a Casa da Cultura
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura Luiz Gonzaga é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de teatro, música e dança promovidos ou apoiados pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Programação de Aniversário
Sábado, 11/4
15h às 18h – Ensaio/apresentação do Maracatu Várzea do Capibaribe
Segunda-feira 13/4
14h – Seu Nikanor/Fãs do Lua
15h – Nelson Héffi (MPB)
16h – Banda da Polícia Militar
Terça-feira 14/4
A partir das 15h – Apresentação do Bloco Lírico Flores do Capibaribe da Várzea
Maestro Fábio Cesar / Quinteto Arraial; Maestro Israel França; Maestro Adelmo Apolônio; Maracatu Várzea do Capibaribe e Companhia Trapiá de Dança

