Oficina “Currículo Circense: Valorizando Trajetórias e Saberes do Circo Itinerante” valoriza a arte circense
Postado em: Espaços culturais
Você é artista ou faz parte de uma família de circo itinerante? Quer fortalecer sua trajetória e ampliar suas oportunidades em editais, premiações e políticas públicas? A oficina “Currículo Circense: Valorizando Trajetórias e Saberes do Circo Itinerante” acontece nesta próxima segunda (26), a partir das 10 horas, na Casa da Cultura, bairro de São José. A ação é uma
Ensinar a construir um currículo artístico que valorize sua história, seus saberes e experiências no mundo da arte circense é o propósito da oficina ministrada por Mickael Marvey, ilusionista e produtor cultural. A ideia é que todos aprendam a construir um currículo artístico que valorize sua história, seus saberes e experiências no mundo da arte circense.
A ideia é profissionalizar os artistas itinerantes do circo e assim facilitar sua inserção em projetos culturais . “Hoje em dia com essas leis de incentivo a cultura, vemos que os artistas terminam se prejudicando nessa área e perdendo espaço para outras demandas do trabalho”, disse Mickael.
Para André Ramos, Coordenador da linguagem de circo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, é uma oportunidade singular de capacitar esses fazedores culturais para, dessa forma, fortalecer toda a cadeia produtiva. “É muito importante quando a sociedade civil se mobiliza para promover uma ação em prol dos artistas do seu segmento. Nós, enquanto Governo do Estado, apoiamos esta iniciativa, como todas que venham com o mesmo propósito, visando que os circenses sejam cada vez mais autônomos, empoderados e donos das suas próprias histórias”, afirmou André.