Psicóloga Ângela Farias lança livro no Pasárgada
Evento neste sábado (25) conta com apresentações de monólogo e musicais, além de exposições de fotografias e ilustrações
Postado em: Espaços culturais
Este sábado (25), no Espaço Pasárgada (Rua da União, nº 263, bairro da Boa Vista, Recife), a partir das 15h, ocorre o lançamento do livro O Corpo como Metáfora, da psicóloga Ângela Farias.
“O Corpo como Metáfora nasceu de meus próprios atravessamentos, minhas dores, das vivências de um corpo que, durante muito tempo, se expressou através de violentos processos de somatização. Mas esse mesmo corpo encontrou caminhos para ressignificar sua existência e descobriu, em si, uma potência criativa através de outras linguagens, como o prazer, a alegria e a autocura”, lembra a autora.
Na primeira parte do livro, Ângela Farias traz conceitos, informações e nortes sobre o corpo humano para a ciência. Apresenta o corpo numa perspectiva social, histórica e cultural que transcende a concepção biológica. Considerando as diversas linguagens do corpo que comunica, faz um recorte abordando a psicossomática, área da saúde que estuda o adoecimento a partir da inter-relação entre emoções e sintomas físicos e/ou psíquicos.
Na segunda parte, a partir de um recorte autobiográfico, a psicóloga traz os caminhos tortuosos que trilhou, a ponto de viver adoecidamente por quase quatro décadas. Ela reflete sobre esses caminhos e cita como o eu-corpo comunicou, por vezes colapsando, padecendo, doendo, durante a fase que supostamente se goza de mais saúde: a juventude.
E, na terceira e última parte, também de uma perspectiva autobiográfica, Ângela apresenta os caminhos que a fizeram resgatar a saúde numa perspectiva integral. “Resgatar a saúde passa por construir uma relação muito diferente com esse corpo que não é meu, pois eu não tenho um corpo, eu sou esse corpo e ele sou eu”, explica. “Partilho como tem se dado meu processo de autorresgate tendo como matriz o
autoconhecimento, irmanado com uma rede chamada Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics), além de questões de ordem mais objetiva que precisei lançar mão para usufruir de mais equilíbrio no meu existir”, completa.
O evento de lançamento do livro O Corpo como Metáfora conta ainda com a apresentação do monólogo Medusa, com a atriz Fabiana Pirro; exposição de fotografias em tecidos de Carine Wallauer; exposição de ilustrações de Carol Nascindin; e música com Rodrigo Avelino e Joana Vitória, que compõem o dueto Unoduo.
Além de escritora e psicóloga, Ângela Farias é advogada, psicoterapeuta com formação em Gestalt-Terapia, facilitadora de grupos, possui formação em constelações familiares, especialista em gestão e controle social de políticas públicas, fundadora e diretora da ONG Teceranda Mulher, Arte & Memória e pós-graduanda em gestão de negócios e em conciliação e mediação de conflitos.
