Semana Manuel Bandeira chega à 12ª edição com programação extensa
Até esta sexta-feira (19), programação vai celebrar a vida e obra do poeta pernambucano com várias atividades
Postado em: Espaços culturais | Literatura
Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Programação da Semana Manuel Bandeira contará com saraus em homenagem ao poeta
Evento mais celebrado do calendário do Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Semana Manuel Bandeira chega à 12ª edição, com uma programação que já começa nesta terça-feira (16). Até esta sexta-feira (19), a programação vai celebrar a vida e obra do poeta pernambucano, tendo como grande ponto de encontro o dia 19 de abril, data de seu nascimento e da fundação do Espaço Pasárgada.
A Semana Manuel Bandeira deste ano engloba visitas guiadas, saraus, lançamentos de livros, oficina, escambo de livros a realização da primeira Flipasárgada. A Feira de Livros do Pasárgada vai reunir autores e poetas que estarão vendendo suas obras diretamente para o público, promovendo esse encontro em que quem produz e quem consome literatura.
“Celebrar os 138 anos do poeta aqui, na casa dos avós, onde ele viveu dos 6 aos 10 anos, realmente é um movimento muito significativo para a cultura pernambucana e valorização da poesia brasileira. Manuel Bandeira é um dos mais influentes escritores ainda na atualidade, um dos maiores da língua portuguesa, amado e admirado por muitos”, ressalta a gestora do equipamento, Marília Mendes.
Felipe Souto Maior / Secult PE – Fundarpe

Atualmente o Espaço Pasárgada se configura como um centro de vivência e produção literária
Manuel Bandeira nasceu em 19 de abril de 1886 e viveu na Rua da União, na casa de seus avós maternos, dos seis aos 10 anos de idade. Ali nasceu a sua poesia e ali também funciona o Espaço Pasárgada.
PROGRAMAÇÃO – 12ª SEMANA MANUEL BANDEIRA
SARAUS EM PASÁRGADA
Segunda-feira (15), às 18h
(Pelo Instagram). Publique um poema para Bandeira e marque o nosso perfil: @manuelbandeira.pasárgada. Os poemas serão repostados nos Stories
II FLIPASÁRGADA- Feira Literária do Espaço Pasárgada
Quarta (17) a sexta-feira (19), 15h às 20h30
Tem como objetivo proporcionar um espaço gratuito para que escritor@s e poetas possam trocar experiências e vender seus livros. Pessoas interessadas deverão enviar release e foto das obras e do autor.
Inscrições pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com
Gratuita (vagas limitadas à lotação do espaço)
“BELO BELO BELO”
Terça (16) a quinta-feira (18/), das 19h às 21h
Oficina de Improvisação Teatral com o ator, performer e escritor Adriano Cabral. O ator participou de vários espetáculos infantis e adultos, com apresentações e turnês em diversas capitais do Brasil e outros países. Em 2024, Adriano está celebrando 35 anos de dedicação ao teatro.
Oficina gratuita
25 vagas
Inscrições pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com
ESCAMBO DE LIVROS
Quarta (17) a sexta-feira (19), das 15h às 20h
Uma ação da Coordenadoria de Literatura/ SECULT. É um espaço reservado para troca de livros de literatura para aqueles que têm em sua biblioteca títulos que já leram e desejam permutar por outros.
Gratuito
NA CASA DO MEU AVÔ
Quarta-feira (17), às 19h30
Sarau com os participantes da Feira Literária e convidados
RODA DE CHORO PARA MANUEL
Grupo de Choro da ETE Centro de Criatividade Musical
Quinta-feira, às 19h
Participantes: Maciel Mendes da Silva (Sax Tenor),
Edmilton Amaro da Hora Filho (Violão, Cavaquinho e Percussão), Elaine Flor (Voz), Carlos Alberto Mas (Violão 7 cordas), Murilo Apolinário (Saxofone), Lúcio Sócrates/Cavaquinho, Alisson Henrique (Violão) e Mauro Delê (Percussão).
SARAU DIVERSOS
Homenagem ao poeta Manuel Bandeira
Gentecromossomosdiferentes: Poesia, dança, música e performances.
Sexta-feira (19), das 18h às 21h
Participações: Aldonez Pereira, Karina Souza, Josias Alexandre, Conceição Patrício, Isabel Sougarret, Adriana Barbosa do Carmo, Emerson Xavier, Celia Martins, Mauricéia Santana, Ismael Rojas, Draylton Tavares, Linaldo Batista, Rosimere Alencar, Mauro de Souza, Jessy Rozental e Sérgio Rica.
Microfone aberto