Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Teatro Arraial Ariano Suassuna inicia nova temporada de espetáculos nesta quinta (21)

Programação é inteiramente gratuita e fruto do último edital de ocupação de pauta

Que abram as cortinas e ecoem as tradicionais “batidas de Molière”, a nova temporada de espetáculos do Teatro Arraial Ariano Suassuna vai começar. Resultado do edital de ocupação de pautas 0004/2024, a temporada tem início nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 15 de dezembro com três espetáculos.

Compõem a programação: “Sulear: Conscientização e Emancipação Social” para a mini temporada de dança; “Canções, Cancionetas e Caçarolas” para a mini temporada de circo; e “O Problema é a Cerca” para a mini temporada de teatro. Todas as apresentações são gratuitas.

“Finalmente nossa temporada de espetáculos do Teatro Arraial Ariano Suassuna vai começar e estamos muito felizes com a grade. Todos os finais de semana com dança, teatro e circo. É uma programação muito bacana para todas as idades, todos os gostos, de muita qualidade e em variada. Vai ser incrível! Convido a todo mundo que venha para conferir essa temporada linda”, destaca a gestora do equipamento, Ana Cláudia Wanguestel.

Confira abaixo mais informações de cada espetáculo e o cronograma completo da programação:

Foto:  Márcio Borgest/ Divulgação

Sulear: Conscientização e Emancipação Social

Intencionando o diálogo com paradigmas alternativos referentes aos corpos do Sul, suleando, repensando e reestruturando as fronteiras do humano, na elevação do pensamento e da linguagem dançante e expressiva como força motriz comunicativa é que “Sulear: Conscientização e Emancipação Social” , busca a reivindicação da superação social na transgressão do atual sistema do capital que impera no mundo, invertendo os polos e os pontos, as rotas e as retas, ampliando as possibilidades de caminhos em reticências, tomando como inspiração o Movimento Armorial e a Dança Brasílica. O espetáculo intenciona o diálogo com paradigmas alternativos referentes aos corpos do Sul, suleando, repensando e reestruturando as fronteiras do humano, na elevação do pensamento e da linguagem dançante e expressiva como força motriz comunicativa inspirada no Movimento Armorial e Dança Brasílica.

Quando? 21 a 30/11 (quintas, sextas e sábados), às 19h.
Canções, Cancionetas e Caçarolas

Foto: Divulgação

Criado a partir da pesquisa Laboratório de Palhaçaria a peça é uma ode ao palhaço-instrumentista-cantor, fenômeno do circo brasileiro. Nesse pocket show, três palhaços, Pureza, Dunga e Pachello, trazem à cena músicas clássicas do repertório circense de uma forma lúdica e divertida. Um espetáculo com direção geral de Alexsandro Silva, produção executiva de Arnaldo Rodrigues e realização da Cia. 2 em cena de circo-teatro. Três palhaços-cantores e um divertido repertório de canções, cancionetas, caçarolas e palhaçadas. Os palhaços Pureza, Dunga e Pachello convidam o público a cantar antigas canções de palhaços, relembram cantigas de roda e cantam divertidas paródias, além de trazer à cena clássicas brincadeiras de Palhaço.

Quando? 24/11 a 15/12 (domingos)
16h (24/11 e 01/12) 15h e 17h (08 e 15/12)
O Problema é a Cerca

Foto: Kaian Alves/ Divulgação

O espetáculo idealizado pela multiartista Renna Costa questiona se a cerca cultiva ou aprisiona, e reflete sobre as cercas invisíveis que isolam os corpos travestis socialmente. A narrativa simboliza essa solidão como um isolamento social, utilizando a metáfora da cerca de arame farpado, usada para demarcar fronteiras e propriedades privadas, destacando-se episódios como o corte do arame; no território indígena Kapinawá e o impacto negativo dos parques eólicos no nordeste brasileiro. Desde 2021, a peça tem sido apresentado em várias mostras e festivais, recebendo reconhecimento, como a Menção Honrosa de Pesquisa de Discurso Para a Cena na XVII Semana do Teatro do Maranhão em
2022. Renna Costa evoca em ritual trazer questões das cercas sociais que excluem corpos travestis e a problemática da cerca na luta pela terra.

Quando? 05 a 14/12 (quintas, sextas e sábados), às 19h

< voltar para Espaços culturais