Torre Malakoff lança edital de ocupação da Sala Alcir Lacerda
A nova convocatória busca incentivar projetos de fotografia e videoinstalação
Postado em: Espaços culturais
Mestre da fotografia em preto e branco, o pernambucano Alcir Lacerda deixa saudades desde 2021, quando faleceu aos 84 anos. Como forma de homenagem, a Torre Malakoff possui uma sala em seu nome e agora lança o edital de ocupação deste espaço que reverbera a memória e o legado de Alcir Lacerda.
A convocatória, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), abre as inscrições na próxima sexta-feira, 2 de agosto, que seguem até o dia 17 de setembro. Os projetos deverão contemplar propostas de exposição no segmento de Fotografia e videoinstalação.
O objetivo do edital é premiar artistas pernambucanos da área de imagem com a finalidade de divulgar a produção fotográfica, consolidando a linguagem e ampliando o acesso do público à Torre Malakoff. Serão selecionados dois projetos adequáveis ao espaço expositivo, podendo ser de exposição coletiva ou individual, a ocupar a sala nas datas previamente estipuladas de acordo com o
cronograma previsto neste edital.
Para a gestora do equipamento cultural, Maria Eduarda Belém, a iniciativa dá continuidade ao legado de Alcir Lacerda e fortalece a democratização de espaços públicos dedicados à produção e fruição da fotografia e de videoinstalações. “Retomamos um edital de relevância, que ocupa um espaço do Observatório Cultural Torre Malakoff que homenageia o grande fotógrafo Alcir Lacerda”, ressalta.
No preenchimento da inscrição, o proponente deverá fornecer um projeto contendo o título da exposição, descrição conceitual da proposta e do projeto expográfico, ficha técnica das obras a serem exibidas e pelo menos 5 (cinco) imagens destas. Deverá também ser anexado o projeto expográfico para upload em arquivo único de PDF e com até 8GB, adequado ao espaço, a Sala Alcir Lacerda, cuja planta está disponibilizada no Anexo 05 do edital. O resultado final será divulgado no dia 7 de novembro de 2024.
Informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre o processo de cadastramento e inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco (clique aqui) serão prestados por meio do e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br e do WhatsApp (81) 3184-3018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já as informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre a documentação exigida serão prestados por meio do e-mail torremalakoff@fundarpe.pe.gov.br.
TORRE MALAKOFF – O equipamento cultural é um importante monumento tombado pela Fundarpe e localizado no Bairro do Recife, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Foi construído no século 19, com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus, para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. O caráter militar da obra está presente em sua fachada e na simetria de sua planta, lembrando também mesquitas do Oriente.
