Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Torre Malakoff retoma programação cultural com Festival Sonoridades nesta sexta

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Afoxé Oxum Pandá é um dos grupos que se apresenta na primeira edição do Sonoridades

Era ela quem dava, de longe e marcando as horas, as boas-vindas aos navios que atracavam no Porto do Recife. Imponente e convidativa, a Torre Malakoff tem uma história marcada por resiliência e renovação. Construída na primeira metade do século 19 com materiais da demolição do Forte do Bom Jesus, o local nasceu para ser o observatório astronômico da Marinha, papel cumprido por anos. Em 2000, a Torre passou a ser gerida pela Fundarpe e é, desde então, um dos equipamentos culturais mais diversos da capital pernambucana. São seis salas de exposição, duas para oficinas e cine-debates e, na área externa, o famoso anfiteatro.

Após passar por uma reforma nos últimos meses, a Torre Malakoff retoma nesta sexta (12) sua programação cultural acolhendo o Festival Sonoridades, às 20h, com apresentações gratuitas do Coco das Estrelas, Coco dos Malungos e Afoxé Oxum Pandá. É o primeiro de muitos eventos que irão voltar a acontecer na Torre. “Pra gente é uma felicidade voltar à essa pungência que a Torre Malakoff sempre teve, essa característica de equipamento cultural voltado para o povo do Recife”, diz a gestora do equipamento, Conceição Santos.

Financiado pelo Funcultura, o Festival Sonoridades foi idealizado em 2020 da inquietação do produtor cultural Ailson Barbosa. “Pensei nesse projeto tendo a Malakoff em mente. Não conseguimos realizar de início por conta da pandemia e depois esperamos a reforma da Torre ser concluída. É uma alegria finalmente poder colocar o Sonoridades no mundo”, diz.

Foto; Jan Ribeiro/ Secult-PE

Foto; Jan Ribeiro/ Secult-PE

O Côco das Estrelas também estará presente no evento que marca a retomada da programação da Torre Malakoff

“Esse projeto surgiu a partir de uma constatação minha de que os eventos musicais estavam muito segmentados pelos ritmos e estilos. Minha ideia foi então de pensar em um formato que provocasse uma reunião de estilos musicais diferentes. Em Pernambuco temos tanta música extraordinária, produzimos uma diversidade!”, explica o produtor.

O festival vai acontecer em seis edições, tendo o foco desta primeira na valorização da cultura popular, dando ênfase ao coco e ao afoxé. Para os próximos encontros, Ailson adianta que haverá mescla de brega com rock, samba com frevo e muito mais, sempre com acesso gratuito.

Serviço:
Festival Sonoridades
Sexta-feira (12), às 20h
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/nº, Bairro do Recife)
Entrada gratuita

< voltar para Espaços culturais